Baixada Santista soma 40 praias próprias para banho | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
30 de janeiro de 2026

Baixada Santista soma 40 praias próprias para banho

Boletim de balneabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgado na quinta-feira (29) mostra que a maioria das praias monitoradas no litoral paulista apresenta condições adequadas para banho. Do total de 175 praias acompanhadas, 134 estão classificadas como próprias, enquanto 41 aparecem como impróprias.

Na Baixada Santista, 40 praias estão liberadas para banho, distribuídas entre Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos, oferecendo opções ao longo de toda a região.

O programa de monitoramento da Cetesb cobre cerca de 256 quilômetros do litoral paulista. Portanto, com uma média de um ponto de coleta a cada 1,5 km, o que permite um acompanhamento contínuo da qualidade da água do mar.

As análises são realizadas semanalmente e servem de referência para orientar a população. Além da divulgação digital, bandeiras verdes e vermelhas instaladas nas praias monitoradas ajudam a identificar, no local, a condição de cada trecho.

Além disso, antes de ir à praia, é importante verificar a situação específica do ponto escolhido, já que um mesmo município pode apresentar praias próprias e impróprias ao mesmo tempo. Entrar no mar em locais classificados como impróprios pode trazer riscos à saúde, como problemas gastrointestinais e infecções de pele, olhos e ouvidos.

O que você precisa saber antes de escolher a sua praia

A recomendação é sempre consultar a classificação mais recente da balneabilidade, pois as condições podem mudar ao longo da semana.

Dessa maneira, o mapa interativo com a situação atualizada de cada praia está disponível no site da Cetesb: https://cetesb.sp.gov.br/praias/programa-de-monitoramento/

As informações também podem ser acessadas pelo aplicativo da Cetesb, disponível gratuitamente para Android e iOS, permitindo a consulta antes de sair de casa.

A próxima atualização do boletim de balneabilidade será divulgada no dia 5 de fevereiro.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.