Cubatão inicia participação na COP30 com foco sustentável | Boqnews
Foto: Claudio Barazal/PMC

Meio ambiente

10 DE NOVEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Cubatão inicia participação na COP30 com foco sustentável

Município apresentou avanços em governança ambiental e destacou ações de recuperação, inovação e desenvolvimento sustentável durante evento global em Belém

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O município de Cubatão iniciou nesta segunda-feira (10) sua trajetória de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre em Belém do Pará, abrindo oficialmente a série de trabalhos previstos para o evento. A comitiva cubatense está sendo representada pela vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem), Cleiton Jordão Santos.

Já o prefeito César Nascimento estará no dia 15 de novembro, às 17h30, realizando a apresentação “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil-Blue Zone.

Cleiton Jordão integrou o painel “Governos Locais pelo Clima: Por Uma Transição Energética Inclusiva”, na COP30 – Amazon Climate Hub. Organizado pelo Instituto Arayara, realizado no Pavilhão Green Zone, reuniu representantes de diferentes cidades brasileiras e latino-americanas. Dessa maneira, para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável e transição energética justa.

Dessa maneira, a mesa de debates foi moderada por Luísa Acauan, analista de Biodiversidade do ICLEI América do Sul, que lançou ao secretário cubatense a pergunta norteadora: “Diante do histórico industrial e da infraestrutura consolidada de Cubatão. Como o município tem integrado a agenda da transição energética em sua estratégia de desenvolvimento territorial, buscando alinhar sustentabilidade, competitividade econômica e inclusão social?”

Assim, o secretário destacou as iniciativas que colocam o município em posição de destaque no cenário ambiental nacional, ressaltando a que cidade tem buscado alinhar sustentabilidade. Além de, competitividade econômica e inclusão social em sua agenda de desenvolvimento territorial.

Painéis de debate

Sobre o painel, a primeira rodada debateu “Governos Locais pelo Clima”. Já na segunda rodada, o tema foi “Perspectivas do Setor Privado e do Terceiro Setor – Financiamento e Governança para Transição Justa”. Portanto, o encontro reuniu representantes de cidades, estados e instituições financeiras e técnicas que se destacam por iniciativas voltadas à transição energética sustentável. Desde projetos de geração distribuída e microrredes comunitárias até ações de eficiência energética e inovação social.

Portanto, o diálogo buscou identificar caminhos concretos para uma governança multinível eficaz. Articulando governos locais, nacionais e parceiros internacionais em prol de uma transição energética justa, colaborativa e centrada nas pessoas.

Durante o painel, os debatedores também discutiram os principais obstáculos e oportunidades na implementação de projetos de energia limpa na América do Sul. Além dos próximos passos para tornar a transição energética sustentável, escalável e integrada às políticas urbanas e sociais.

Aliás, Cleiton Jordão encerrou a sua participação afirmando que “a presença de Cubatão na COP 30 reforça o compromisso da cidade em participar ativamente dos debates globais, principalmente no que tange às mudanças climáticas, justiça ambiental e da bastante citada transição energética, fortalecendo políticas públicas voltadas para um futuro mais verde, inclusivo e resiliente”.

Representando toda a Baixada Santista, Cubatão apresentou na COP 30 exemplos concretos de recuperação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Reafirmando o protagonismo da região em políticas públicas voltadas à transição energética e à justiça climática. A presença da comitiva reforçou o papel do município como referência nacional em inovação verde e governança ambiental.

Participação contínua

Assim, a participação do município continua terça-feira (11). Às 15h será a vez da vice-prefeita Andrea Castro apresentar a palestra “Redução de Superpoluentes: Boas práticas de governos subnacionais da Argentina e do Brasil para territórios sustentáveis”, na Blue Zone, espaço diplomático oficial da conferência, restrito a delegações governamentais e negociadores da ONU.

Já no dia 15 de novembro, às 17h30, o prefeito César Nascimento realizará a apresentação “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil, Blue Zone, auditório Cumaru.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.