Cubatão recebe unidade móvel de saúde para caminhoneiros
O ministro da Saúde Alexandre Padilha esteve em Cubatão na quarta-feira (24) para o lançamento da Unidade Móvel de Saúde do Caminhoneiro e Caminhoneira, uma iniciativa do programa Agora Tem Especialistas.
Sendo assim, o evento foi realizado no EcoPátio Cubatão e contou com a presença do Prefeito César Nascimento e outras autoridades municipais.
Ainda que a inauguração tenha sido na quarta-feira, a unidade está no Ecopátio desde a semana passada e realizou até terça-feira (23) 462 atendimentos. Desse modo, entre atendimentos médicos (131), procedimentos (232), testes rápidos (64) e vacinação (35 doses aplicadas).
“Com essa inovação, montamos uma estrutura de Saúde para atender pessoas que muitas vezes estão longe de suas cidades e acabam não tendo tempo de ir a uma unidade de Saúde”, disse o ministro. Informações do Ministério da Saúde mostram que de 400 mil caminhoneiros cadastrados em unidades de Saúde em todo o Brasil, 40% nunca foram atendidos.
Importância
O prefeito César Nascimento destaca que a implantação da Unidade Móvel de Saúde do programa Caminhoneiras e Caminhoneiros em Cubatão é estratégica devido à posição logística do município e à grande concentração de profissionais do transporte que circulam diariamente pela cidade. Segundo ele, Cubatão foi escolhida por abrigar um dos maiores pátios reguladores do país. Dessa forma, recebendo milhares de caminhões, o que torna fundamental a oferta de atendimento de saúde próximo a esses trabalhadores. O prefeito comentou que muitos caminhoneiros convivem com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. E que a unidade permitirá acompanhamento médico mais acessível, promovendo dignidade, prevenção e mais segurança nas estradas.
“Cubatão foi escolhida por sua importância estratégica para o transporte de cargas no Brasil. Recebemos diariamente milhares de caminhoneiros e caminhoneiras que passam grande parte da vida nas estradas. Essa unidade móvel representa cuidado, dignidade e respeito a esses profissionais, que agora terão acesso mais próximo a consultas, exames e acompanhamento de saúde. Cuidar da saúde de quem movimenta a economia do país também é uma forma de tornar nossas estradas mais seguras para todos”, disse.
Conquista
Além disso, o prefeito ainda ressaltou que os pátios de regulação no município recebem cerca de 10 mil caminhões por dia. “São trabalhadores e trabalhadoras que correm o mundo e precisam de atendimentos específicos. Essa é uma conquista aguardada há muito tempo pela categoria. Estamos atendendo uma reivindicação histórica dos caminhoneiros, oferecendo um serviço que ajuda a prevenir doenças, evitar emergências de saúde e garantir melhores condições de trabalho para quem tem papel fundamental no desenvolvimento do Brasil.”
Desse modo, a secretária de Saúde do município, Joyce Monte, destacou que a unidade no pátio de regulação garante equidade aos caminhoneiros. “A assistência médica aos caminhoneiros e caminhoneiras tem sido deficitária em todo o Brasil por causa da natureza da profissão, que gera muita dificuldade em ir a uma unidade de Saúde. Essa ação é importante para o município porque Cubatão preza o que preconiza o SUS: equidade”. A secretária também aproveitou para conversar com a equipe técnica do Ministério da Saúde para estreitar relações para trazer mais programas e recursos para Cubatão.
Joyce Montes enfatiza que a própria Unidade Móvel de Saúde do Caminhoneiro e Caminhoneira é um exemplo dessa parceria, pois precisa contar com participação de um representante do município, no caso a enfermeira Vanessa Ingrid de Oliveira, do Programa Municipal de Imunização, que atua junto à equipe formada também por médico, enfermeiro, técnica de análises clínicas e técnica de enfermagem. “Este programa já apresenta resultado positivo no município. Conforme já dito, são 462 atendimentos realizados na referida Unidade Móvel”, encerrou a titular da SMS de Cubatão.
Caminhoneiros e Caminhoneiras
Conforme o Ministério da Saúde, são 10 unidades móveis já instaladas em pátios de regulação de caminhões em todo o Brasil. Elas garantem atendimento médico, exames, atualização de vacinas e integração com unidades de saúde locais a quem muitas vezes não consegue buscar atendimentos médicos de rotina devido a horários inconvenientes.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.