Defesa Civil treina agentes da Baixada Santista para o El Niño | Boqnews
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
19 de outubro de 2026

Defesa Civil treina agentes da Baixada Santista para o El Niño

O Governo de São Paulo vai capacitar agentes municipais da Baixada Santista para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. O treinamento será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Peruíbe, como parte da operação SP Sempre Alerta – Operação El Niño 2026/2027.

A iniciativa prevê a capacitação de pelo menos 3,5 mil agentes municipais até dezembro. O objetivo é ampliar a prevenção e melhorar a resposta das equipes locais diante de eventos climáticos extremos.

A ação é coordenada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Neste ano, a operação que prepara os municípios para o período de chuvas terá reforço devido à previsão de impactos associados ao fenômeno El Niño, como tempestades frequentes e ondas de calor intenso.

O detalhamento da operação foi apresentado na quinta-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

Treinamento aborda chuvas, enchentes e deslizamentos

A Defesa Civil programou uma série de capacitações presenciais em diferentes regiões do estado. As atividades incluem aulas teóricas e práticas sobre prevenção, preparação e resposta a situações de emergência.

Entre os temas abordados estão chuvas intensas, enchentes, incêndios e deslizamentos de terra. Dessa forma, as equipes municipais poderão aprimorar os procedimentos de atuação diante de ocorrências que colocam a população em risco.

Segundo o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel PM Rinaldo de Araujo Monteiro, a preparação antecipada é essencial para enfrentar os eventos extremos.

O trabalho também busca fortalecer a integração entre o governo estadual e as prefeituras, com o objetivo de garantir respostas mais rápidas e coordenadas em situações de emergência.

Capacitações seguem até dezembro

Os treinamentos começaram em 6 de outubro, com atividades nas regionais de Ribeirão Preto, Franca e Barretos. A programação contempla municípios de diferentes regiões paulistas até o início de dezembro.

Confira o calendário previsto:

  • 20 de outubro: regional de São José do Rio Preto, em Ouroeste, abrangendo 96 cidades.
  • 22 e 23 de outubro: região metropolitana de São Paulo, em Osasco, com 39 cidades.
  • 30 de outubro: regional de Araraquara, contemplando 26 cidades.
  • 4 e 5 de novembro: regional de Registro, com 14 cidades.
  • 10 e 11 de novembro: regional de Itapeva, em Apiaí, abrangendo 32 cidades.
  • 12 e 13 de novembro: regional de Santos, em Peruíbe, envolvendo os nove municípios da Baixada Santista.
  • 17 de novembro: regional de Presidente Prudente, em Junqueirópolis, com 53 cidades.
  • 18 de novembro: regional de Araçatuba, abrangendo 43 cidades.
  • 24 e 25 de novembro: regional de São José dos Campos, em Guaratinguetá, com 39 cidades.
  • 26 e 27 de novembro: regional de Campinas, em Serra Negra, envolvendo 90 cidades.
  • 1º de dezembro: regional de Marília, com 51 cidades.
  • 2 de dezembro: regional de Bauru, em Agudos, abrangendo 39 cidades.
  • 3 e 4 de dezembro: regional de Sorocaba, em Mairinque, com 47 cidades.

Com a Operação El Niño 2026/2027, o governo estadual busca ampliar a preparação dos municípios e fortalecer as ações preventivas diante dos riscos climáticos previstos para os próximos meses.

Da Redação
Compartilhe:
✕

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

✕

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

✕

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.