Sendo assim, a Defesa Civil de Santos informa que, até o momento, a velocidade máxima das rajadas de vento foi 71,25 km/h às 09:28.
A Secretaria das Prefeituras Regionais de Santos (Sepref) informa que a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) atua nesta quarta-feira (10) com quatro frentes de trabalho distribuídas por diferentes regiões da Cidade, em resposta às quedas de árvores e galhos causadas pelas fortes rajadas de vento registradas nas últimas horas.
As equipes realizam a remoção de exemplares de grande porte com o uso de caminhão munck, além do atendimento a quedas de galhos e do livramento de vias.
As ações seguem de forma contínua e estão programadas para se estender até o fim da noite, assegurando a segurança da população e a fluidez do trânsito.
Locais atendidos:
-Rua Cardeal Arcoverde, 161 – Estuário (Galho de Pequeno Porte)
-Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva, 0 – Aparecida (Queda de Galhos)
-Av. Francisco Manoel, 54 – Jabaquara (Árvore de Pequeno Porte)
-Av. Cons. Rodrigues Alves, 311 – Macuco (Árvore de Médio Porte)
-Av. Sen. Pinheiro Machado, prox. ao numeral 74 (Árvore de Grande Porte)
-Clóvis Galvão de Moura Lacerda, 120 – Estuário (Árvore de Grande Porte)
-Jornalista Hélio Ansaldo, 57 – Macuco (Árvore de Grande Porte)
-Av. Alm. Cochrane, prox. ao numeral 301 – Canal 5 (Árvore de Grande Porte)
-Av. Siqueira Campos, 276 – Macuco (Árvore de Grande Porte)
-Nabuco de Araújo, 310 Esquina c/ R. Benjamim Constant – Embaré (Árvore de Grande Porte)
-Av. Dr. Moura Ribeiro, 100 – Marapé (Árvore de Grande Porte)
-Av. Dr. Moura Ribeiro, 14 – Marapé (Queda de Galhos)
-Quincio Perão, 0 – Ponta da Praia (Árvore de Médio Porte)
-Cel. Candido Gomes, 2 – José Menino (Árvore de Médio Porte)
-Barão de Ramalho, 135 – Estuario (Árvore de Grande Porte)
Igreja
Houve a queda de um muro do telhado de uma igreja localizada na esquinda da Rua Rodrigo Silva com a Avenida Siqueira Campos, no Macuco. Equipes da Defesa Civil, da CET e da Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref) estão no local. A CET implantou bloqueio da via, no trecho entre a Avenida Siqueira Campos e a Rua Euzébio de Queiroz, já informando sobre a interdição no Waze. Também foi acionada a CPFL, devido a risco do restante da fachada atingir transformador no poste.
Vila de Natal
As casinhas infláveis da Vila de Natal, na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, foram desinfladas por conta das mudanças no tempo. A ventania provocou queda de algumas árvores decorativas do local. Por questões de segurança, foram isolados pontos, árvores, infláveis e ornamentos com risco de queda.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Santos, Fabrício Cardoso, comentou sobre o que está sendo feito para recuperar toda a estrutura do local.
“Para mitigar qualquer tipo de risco de choque elétrico ou algo parecido, a primeira questão é segurança. A segunda questão é revisão geral em tudo e a terceira é a recomposição de toda iluminação de Natal, que vai acontecer no máximo até amanhã. A Vila de Natal, por mais que nós olhamos e pareça estar totalmente devastada pelos ventos, nós tivemos os elementos murchados pela manhã para evitar riscos nas telas. E essas árvores maiores que são com múltiplos pontos de LED, eu pedi para a empresa mudar a fixação dela no local para garantir que mesmo com os fortes ventos ela não vá cair”.

Foto: Carla Oliveira
Além disso, o secretário informa que foi solicitado para que não deixa elas infladas hoje à noite, porque há previsão de outras rajadas de vento às 21h e à meia-noite. “Então, agora nós deixaremos tudo pronto para que amanhã, superada essa questão do ciclone, possa voltar a inflar a Vila de Natal, ligar todas as telas, efetuar todas as manutenções, mas pode ter certeza que quinta-feira à noite, a Cidade já vai estar toda pronta para que no final de semana, a gente mantenha muito linda para o Natal.”

Foto: Carla Oliveira