Fortes ventos derrubam árvores em cidades da Baixada Santista | Boqnews
Foto: Beatriz Iafullo

tempo

10 DE DEZEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Fortes ventos derrubam árvores em cidades da Baixada Santista

Prefeituras monitoram situação em tempo real e alertam moradores sobre cuidados durante as rajadas de vento

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesta quarta-feira (10), os fortes ventos que atingiram a Baixada Santista causaram estragos e até queda de árvores em cidades da região.

Sendo assim, a Defesa Civil de Santos informa que, até o momento, a velocidade máxima das rajadas de vento foi 71,25 km/h às 09:28.

A Secretaria das Prefeituras Regionais de Santos (Sepref) informa que a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) atua nesta quarta-feira (10) com quatro frentes de trabalho distribuídas por diferentes regiões da Cidade, em resposta às quedas de árvores e galhos causadas pelas fortes rajadas de vento registradas nas últimas horas.

As equipes realizam a remoção de exemplares de grande porte com o uso de caminhão munck, além do atendimento a quedas de galhos e do livramento de vias.

As ações seguem de forma contínua e estão programadas para se estender até o fim da noite, assegurando a segurança da população e a fluidez do trânsito.

 

Locais atendidos:

-Rua Cardeal Arcoverde, 161 – Estuário (Galho de Pequeno Porte)

-Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva, 0 – Aparecida (Queda de Galhos)

-Av. Francisco Manoel, 54 – Jabaquara (Árvore de Pequeno Porte)

-Av. Cons. Rodrigues Alves, 311 – Macuco (Árvore de Médio Porte)

-Av. Sen. Pinheiro Machado, prox. ao numeral 74 (Árvore de Grande Porte)

-Clóvis Galvão de Moura Lacerda, 120 – Estuário (Árvore de Grande Porte)

-Jornalista Hélio Ansaldo, 57 – Macuco (Árvore de Grande Porte)

-Av. Alm. Cochrane, prox. ao numeral 301 – Canal 5 (Árvore de Grande Porte)

-Av. Siqueira Campos, 276 – Macuco (Árvore de Grande Porte)

-Nabuco de Araújo, 310 Esquina c/ R. Benjamim Constant – Embaré (Árvore de Grande Porte)

-Av. Dr. Moura Ribeiro, 100 – Marapé (Árvore de Grande Porte)

-Av. Dr. Moura Ribeiro, 14 – Marapé (Queda de Galhos)

-Quincio Perão, 0 – Ponta da Praia (Árvore de Médio Porte)

-Cel. Candido Gomes, 2 – José Menino (Árvore de Médio Porte)

-Barão de Ramalho, 135 – Estuario (Árvore de Grande Porte)

 

Igreja

Houve a queda de um muro do telhado de uma igreja localizada na esquinda da Rua Rodrigo Silva com a Avenida Siqueira Campos, no Macuco. Equipes da Defesa Civil, da CET e da Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref) estão no local.  A CET implantou bloqueio da via, no trecho entre a Avenida Siqueira Campos e a Rua Euzébio de Queiroz, já informando sobre a interdição no Waze. Também foi acionada a CPFL, devido a risco do restante da fachada atingir transformador no poste.

 

Vila de Natal

As casinhas infláveis da Vila de Natal, na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, foram desinfladas por conta das mudanças no tempo. A ventania provocou queda de algumas árvores decorativas do local. Por questões de segurança, foram isolados pontos, árvores, infláveis e ornamentos com risco de queda.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Santos, Fabrício Cardoso, comentou sobre o que está sendo feito para recuperar toda a estrutura do local.

“Para mitigar qualquer tipo de risco de choque elétrico ou algo parecido, a primeira questão é segurança. A segunda questão é revisão geral em tudo e a terceira é a recomposição de toda iluminação de Natal, que vai acontecer no máximo até amanhã. A Vila de Natal, por mais que nós olhamos e pareça estar totalmente devastada pelos ventos, nós tivemos os elementos murchados pela manhã para evitar riscos nas telas. E essas árvores maiores que são com múltiplos pontos de LED, eu pedi para a empresa mudar a fixação dela no local para garantir que mesmo com os fortes ventos ela não vá cair”.

Foto: Carla Oliveira

Além disso, o secretário informa que foi solicitado para que não deixa elas infladas hoje à noite, porque há previsão de outras rajadas de vento às 21h e à meia-noite. “Então, agora nós deixaremos tudo pronto para que amanhã, superada essa questão do ciclone, possa voltar a inflar a Vila de Natal, ligar todas as telas, efetuar todas as manutenções, mas pode ter certeza que quinta-feira à noite, a Cidade já vai estar toda pronta para que no final de semana, a gente mantenha muito linda para o Natal.”

Foto: Carla Oliveira

 

São Vicente  

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), informa que as equipes estão atendendo ocorrências de queda de árvore na Rua Guilherme Raposo de Almeida (altura do nº 595 – Cidade Náutica) e no Dique do Picarro (altura do nº 543 – Cidade Náutica).

Em ambas as ocorrências, as equipes estão nos locais realizando os atendimentos necessários para restabelecer a segurança e liberar as vias.

A Administração Municipal segue monitorando a situação e reforça que, em caso de emergência, a população deve acionar os serviços:

-Defesa Civil: 199

-Corpo de Bombeiros: 193

-Samu: 192

-Guarda Civil Municipal: 153

-Polícia Militar: 190

 

Mongaguá

A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Defesa Civil, informa que os fortes ventos registrados nesta quarta, que atingiram pico de 97,14 km/h às 10h20 na região e seguem em andamento, provocaram diversas ocorrências na cidade.

Foram registradas 10 quedas de árvores, nos seguintes bairros: Agenor de Campos (2), Flórida Mirim, Barigui, Itaóca (2), Jardim Praia Grande, Jussara, Vila Atlântica e Vera Cruz.

Também houve:

-Destelhamento do prédio do CIF (antigo Senai) e da quadra da E.M. Dr. Luiz Pereira Barreto;

-Queda de refletores na Creche Oceanópolis;

-Queda de cobertura de policarbonato na Creche Atlântica;

-Tombamento de poste na Estrada do Poço das Antas.

As equipes continuam em monitoramento constante. Durante ventos fortes, recomenda-se evitar ficar próximo a árvores, placas ou estruturas que possam cair, não estacionar veículos embaixo de árvores e redobrar a atenção ao transitar pelas ruas.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

 

Bertioga

A Defesa Civil de Bertioga informa que, até o momento, houve o registro de uma queda de árvore no bairro Boraceia. As equipes seguem acompanhando as ocorrências relacionadas aos ventos. A velocidade máxima registrada foi de 56 km/h, de acordo com consulta na ferramenta Windy.

 

Peruíbe

A Prefeitura de Peruíbe informa que, devido aos fortes ventos registrados na cidade ao longo desta quarta (10), a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal atenderam três ocorrências relacionadas a risco de queda e queda de árvores em diferentes bairros.

As equipes estão nas ruas desde o início da tarde realizando vistorias e adotando as providências necessárias para garantir a segurança dos moradores.

Não houve registro de feridos até o momento. As equipes seguem monitorando as condições climáticas e permanecem de prontidão para novos atendimentos.

A Prefeitura reforça que, em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou a GCM pelo 153.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.