Na tarde de sexta-feira (2), por volta das 14h, a equipe da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV), recebeu um chamado do Centro de Controle Operacional (CCO) para realizar o resgate de uma serpente peçonhenta, Jararaca ( Bothrops jararaca ), que encontrava-se em uma residência na Rua Bento Antônio Dumont, no bairro Vila Voturuá.
A serpente foi encontrada no fundo do quintal, escondida sob alguns sacos e materiais. O imóvel está localizado próximo a uma área de vegetação, o que pode explicar a presença do animal, já que esses répteis costumam buscar alimentos como ratos e outros pequenos animais e, durante a caçada, acabam se afastando do habitat natural.
O resgate ocorreu com os devidos equipamentos de segurança (pinça, luvas e caixa de contenção adequada).
A soltura do animal foi realizada em área de mata fechada na Serra do Mar, uma cadeia montanhosa e longa que se estende por cerca de 1000 km de comprimento, desde o norte do Rio de Janeiro até o estado de Santa Catarina, acompanhando a faixa litorânea do sudeste e do sul brasileiro.
Espécie
Além disso, Bothrops é um gênero de serpentes da família Viperidae. Popularmente, as espécies são conhecidas como jararacas, cotiaras e urutus. São serpentes peçonhentas (venenosas), encontradas nas Américas Central e do Sul. As diferentes espécies apresentam grande variabilidade, principalmente nos padrões de coloração e tamanho, ação da peçonha, dentre outras características.
Resgate
Desse modo, caso o munícipe encontre animais em situação de vulnerabilidade, deve acionar a GCM Ambiental pelo telefone 153.