A Prefeitura de São Vicente reforçou, na sexta-feira (19), seu compromisso com a segurança pública ao participar da adesão ao Programa Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Sendo assim, o evento ocorreu em Praia Grande e reuniu também representantes de Guarujá e Santos, com foco na integração das ações de segurança na região.
O programa tem como objetivo fortalecer as guardas municipais por meio de capacitações, integração institucional e investimentos em estrutura operacional. Durante o evento, também foram anunciadas doações de equipamentos às corporações participantes.
São Vicente aderiu ao programa após atender aos requisitos técnicos e administrativos estabelecidos pela Portaria Senasp nº 638/2025, que incluem a regularidade institucional da Guarda Civil Municipal, existência de Corregedoria e Ouvidoria, além de estrutura organizacional formalizada.
Dessa maneira, o programa conta com a oferta de capacitações e ações estruturadas em três frentes: o curso de Polícia Comunitária, o curso de Qualificação no Uso da Força e o projeto Escuta SUSP, que oferece atendimento psicológico remoto aos profissionais de segurança pública.
Aliás, também está prevista a entrega de 85 armas de incapacitação neuromuscular (AINMs) e 170 espargidores.
Importância
Além disso, o secretário de Segurança de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da corporação.
“As formações oferecidas, somadas à entrega de equipamentos modernos e adequados ao uso operacional, representam um importante reforço para a atuação da nossa Guarda Civil Municipal. Isso contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade do serviço e para o aprimoramento da segurança da população de São Vicente.”