Deputada Solange Freitas defende fim ‘da sauna móvel’ em ônibus intermunicipais | Boqnews
Deputada Solange Freitas defendeu que toda a frota de ônibus tenha aparelhos de ar condicionado. Proposta vai virar projeto de lei. Foto: Carla Nascimento

Projeto de Lei

03 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Deputada Solange Freitas defende fim ‘da sauna móvel’ em ônibus intermunicipais

Deputada vai apresentar projeto de lei que obriga a instalação de aparelhos de ar condicionado em ônibus intermunicipais do Estado de São Paulo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a volta das atividades legislativas nesta semana, a deputada Solange Freitas (União) quer ampliar a atuação de uma luta iniciada há quase dois anos.

O fim da ‘sauna móvel’, como ela denomina, em relação à falta de refrigeração nos ônibus intermunicipais.

No início, lembra, ela não obteve qualquer apoio.

“Foi uma luta praticamente sozinha”, recorda ao gravar vídeos e acompanhar os usuários dentro dos ônibus – retomando os tempos que ela atuava como jornalista de emissoras locais, com TV Litoral e Tribuna (Globo),

“Assim, fui pedir ajuda à população, fiz abaixo-assinado, falei com o governador (Tarcísio de Freitas) até avançarmos”, acrescenta.

Dessa forma, graças à insistência da deputada, o governador entregou 100 ônibus com linhas intermunicipais na Baixada Santista.

“Ele comprou nossa ideia”, acrescentou.

Apesar do benefício, ainda há muito o que avançar, afinal o montante representa apenas 25% do total da frota das linhas intermunicipais na região.

Dessa forma, a parlamentar quer ir além.

Nesta semana, vai propor um projeto de lei que obriga os ônibus intermunicipais do estado de São Paulo a contarem com o equipamento.

“Vou protocolar um projeto de lei neste sentido para ver se consigo que toda a frota intermunicipal do estado tenha ar condicionado”, explica.

“Se não vai no amor, vai pela dor. A luta vai continuar pelo fim da sauna móvel”, acrescentou.

Na região, 100 ônibus (25%) das linhas intermunicipais têm aparelhos de ar condicionado. Deputada quer toda a frota. Foto: Divulgação

Escolas, idem

Neste sentido, ela reforça que o mesmo ocorrerá com as escolas estaduais.

Aliás, promessa do secretário de Educação, Renato Feder.

Ele lhe garantiu que até o final do ano as escolas estaduais estarão contempladas com os equipamentos.

“Vou fiscalizar”, acrescenta.

Alesp

A deputada Solange Freitas falou sobre este e outros assuntos durante o Jornal Enfoque desta segunda (2), onde anunciou ações para o terceiro ano do mandato.

Aliás, pretende concorrer novamente a uma vaga na Assembleia Legislativa, eliminando boatos de que disputaria uma vaga à Câmara Federal.

“Isso está fora de cogitação. Venho para a reeleição, pois prefiro estar mais perto da população”, destaca, eliminando rumores de que seria candidata à Câmara Federal nas eleições do próximo ano.

Durante o programa, Solange também falou sobre emendas parlamentares para ações como verbas para o Museu de Pesca (R$ 1 milhão) e Horto de São Vicente (R$ 1,5 milhão), fechado desde 2020, cujas obras deverão ser iniciadas em breve.

Além da compra de dois aparelhos de jet skis para a Guarda Municipal vicentina para fiscalização da orla da cidade.

Além disso, está atenta à situação do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), com sérios problemas de infraestrutura, relatados pelos funcionários e também pelo vereador Marcos Caseiro (PT), cujas chuvas têm trazido graves transtornos aos funcionários e pacientes, como a queda parcial do teto do Banco de Leite Materno.

“O HGA não pode fechar serviços, mas ampliar sua regionalização e o total de vagas oferecidas às pessoas”, salienta.

Terceira pista

A parlamentar comentou também sobre a Frente Parlamentar da Terceira Pista da Imigrantes, a qual lidera, e que deve realizar a terceira audiência pública em março.

E se diz surpresa da proposta da Ecovias ao considerar apenas uma pista com duas faixas e um acostamento, a ser utilizada futuramente.

“Esperava mais faixas de rolamento para maior fluidez”, acrescenta.

A futura obra servirá tanto para descida como subida do litoral à capital, valorizando o fluxo de caminhões e ônibus, como ocorre com a Via Anchieta.

A ideia é segregar veículos pesados nesta nova pista enquanto os carros ficariam com a Imigrantes em direção ao litoral. E vice-versa.

No entanto, reconhece, que a falta de planejamento do passado trará problemas no futuro, pois o projeto estará pronto em 2026 com previsão da entrega da obra em 2031.

“Se tivessem pensado lá atrás, hoje estaríamos entregando a terceira pista. Estamos falando do projeto ainda neste momento. Em questão de obras, é um tempo viável, mas para o Porto de Santos é muito tempo”, destaca.

“Com o aumento da movimentação portuária, teremos mais congestionamentos. Por isso, é importante termos as obras complementares, como viadutos e perimetrais”, salienta.

A deputada falou também de projetos como a nova passarela na Vila Margarida, em São Vicente, entre outros temas.

Confira o programa completo

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.