SV destaca desafios e soluções no 7º Congresso Internacional de Direito da Saúde | Boqnews
Foto: Divulgação/PMSV
27 de outubro de 2025

SV destaca desafios e soluções no 7º Congresso Internacional de Direito da Saúde

A secretária da Saúde de São Vicente, Michelle Santos, participou na última quinta-feira (23) do 7º Congresso Internacional de Direito da Saúde (CIDS), realizado no auditório da Universidade Santa Cecília, em Santos.

Desse modo, o evento contou com a presença de autoridades da área da saúde, professores, doutores, alunos do curso de direito e mestrado em direito da saúde da universidade. Além de secretários municipais de saúde das cidades da Baixada Santista e demais especialistas da região.

O evento teve como tema “Regimes normativos internacionais e regionais para a tutela sanitária”, abordando questões fundamentais para a saúde pública, como políticas de enfrentamento à morbidade e mortalidade materna, políticas contra doenças transmissíveis e não transmissíveis, além de outros desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sendo assim, Michelle Santos iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de participar de um evento tão importante. Desse modo, destacando que a troca de conhecimentos entre gestores é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas. “A construção do SUS é feita por muitas mãos. E não apenas pelas do governo, mas também pelas mãos da sociedade, da academia e de todos os setores que têm um papel importante nessa rede de saúde”.

Aliás, ela também ressaltou o trabalho conjunto entre os municípios da Baixada Santista, enfatizando a integração para a construção de soluções regionais. “A saúde pública na região metropolitana não se constrói isoladamente. Os municípios estão interligados, o que é essencial para garantir um atendimento de saúde digno para a população”.

Desafios

Michelle também abordou desafios do cargo e as mudanças ao longo dos anos. “Quando em São Vicente, vimos uma série de problemas estruturais nas unidades. Com o passar do tempo, conseguimos restaurar algumas e inauguramos outras, não só com o objetivo de proporcionar o melhor para o munícipe, mas, também, para o servidor, que não tinha boas condições para exercer sua função. Mesmo com os recursos limitados, estamos transformando a realidade das unidades de saúde em São Vicente. Com muito esforço, conseguimos avançar em programas de atenção básica, saindo de 34% para 51% de cobertura”.

Desse modo, dados como a redução de indicadores da mortalidade materno-infantil e adolescentes grávidas apresentam em números concretos os avanços promovidos pela gestão na área da saúde. “Conseguimos diminuir significativamente a gravidez na adolescência de 15% para 9,1%, números que não víamos há 10 anos na Cidade. Temos trabalhado em conjunto com os outros municípios para reduzir a taxa de mortalidade-infantil. O objetivo de todos nós é chegar em um dígito. Ao longo dos anos, temos melhorado esse índice”.

Ao final de sua participação, a secretária destacou a importância de parcerias entre os municípios e instituições de ensino para fortalecer a gestão pública e criar soluções inovadoras. “Precisamos pensar fora da caixa, apoiar-se na criatividade e buscar alternativas para atender cada vez melhor nossa população, com dignidade e respeito”, concluiu.

Secretários

Dessa maneira, o congresso também contou com a participação dos secretários de saúde de Guarujá, Fábio Mesquita; de Santos, Fábio Lopez; e de Praia Grande, José Isaías Costa Lima, que abordaram os desafios e projetos em suas respectivas cidades.

Além deles, estiveram presentes a professora e mestra em sociologia Amélia Cohn; médico e vereador Dr. Marcos Caseiro; professora e mestra em serviço social, Rosa Maria Ferreiro Pinto; doutora em direito econômico, Veronica Scriptore Freire e Almeida; e com a coordenação do Dr. Marcelo Lamy.

Além disso, o evento proporcionou um espaço rico para o debate e a troca de experiências, reforçando o compromisso de todos os envolvidos na construção de um SUS mais eficiente e acessível.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.