Abertas as inscrições para a 2ª edição de 2023 do Fies | Boqnews
Foto: Divulgação

Educação

05 DE JULHO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Abertas as inscrições para a 2ª edição de 2023 do Fies

MEC disponibilizou 77.867 vagas no Programa, em 1.265 instituições privadas. Interessados devem se inscrever até o dia 7 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Ministério da Educação (MEC) iniciou na última terça-feira (4), o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2023.

Sendo assim, os interessados devem se inscrever até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 7 de julho, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Fies. Para esta edição, foram ofertadas 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas.

Portanto, o candidato pode consultar as vagas no portal Único de Acesso, por meio do botão “Consultar ofertas de vagas”.

Além disso, o sistema apresenta as ofertas por estado, município e instituição de ensino superior.

Critérios

Dessa forma, podem se inscrever para o processo seletivo do Fies, o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

-tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2023/2;

-tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;

-não tenha participado do Enem na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Exame para fins de autoavaliação; e

-possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Todavia, a obtenção de média mínima de notas no Enem e de observância ao limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies.

A realização dos demais procedimentos depende da contratação do financiamento do Programa, obrigatoriamente, condicionados à classificação e pré-seleção do candidato, conforme previsto no Edital nº 8/2023.

Inscrição

Desse modo, para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br.

Todavia, caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.

Portanto, as inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.

No momento da inscrição, o candidato deve informar o CPF; endereço de e-mail pessoal válido; os nomes dos membros do grupo familiar, com o número de CPF dos membros com idade igual ou superior a 14 anos de idade, as respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.

Também é necessário informar os parâmetros que definem o grupo de preferência; a ordem de prioridade das três opções de curso, turno e local de oferta da instituição de educação superior entre as disponíveis no referido grupo.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a opção de grupo de preferência, bem como efetuar o cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição.

Além disso, a classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.

Resultado

Dessa maneira, o MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 11 de julho, em chamada única, no Portal Único de Acesso.

Ademais, confira, abaixo, o cronograma completo.

Foto: Divulgação

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.

Dessa forma, o objetivo do Fundo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao Programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.