Ajuste fiscal não vai atingir Plano Safra, diz Kátia Abreu | Boqnews
Foto: Divulgação

Agricultura

20 DE ABRIL DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Ajuste fiscal não vai atingir Plano Safra, diz Kátia Abreu

Ministra disse que haverá incentivo nas vendas de produtos das pequenas agroindústrias para outros Estados

Por: Aguirre Talento
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Segundo a ministra, o plano será anunciado em 19 de maio pela presidente. Kátia Abreu afirmou que o aumento de juros para o próximo plano é "natural", mas não deu detalhes sobre como será

Segundo a ministra, o plano será anunciado em 19 de maio pela presidente. Kátia Abreu afirmou que o aumento de juros para o próximo plano é “natural”, mas não deu detalhes sobre como será

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB-TO), afirmou nesta segunda-feira (20) que o ajuste fiscal não atingirá o Plano Safra 2015/2016, de crédito agrícola, após reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

Segundo a ministra, o plano será anunciado em 19 de maio pela presidente. Kátia Abreu afirmou que o aumento de juros para o próximo plano é “natural”, mas não deu detalhes sobre como será. “As taxas de juros serão praticamente neutras, como foram no ano passado”, disse.

A taxa neutra, segundo ela, é uma comparação dos juros do crédito agrícola com a inflação. Se a taxa de juros foi de 6,5% e a inflação também, por exemplo, segundo ela a taxa real de juros do crédito agrícola é “neutra”.

De acordo com a ministra, não haverá redução de recursos para o Plano Safra. “Tem coisas que não entram no ajuste. Defesa agropecuária e Plano Safra na área de custeio não entram, em termos de ajuste, em termos de redução de recursos, isso ela [Dilma] deixou bem claro para todos nós”, declarou a ministra.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já havia afirmado, na semana passada, que deve haver “realismo de preço e realismo nos juros” do Plano Safra, indicando possíveis aumentos.

Kátia anunciou ainda que Dilma irá lançar a regulamentação dos medicamentos veterinários genéricos em 6 de maio, quando também ocorrerá o lançamento do plano nacional de defesa agropecuária, que incluirá mudanças no marco regulatório do tema.

Ela disse que também haverá mudanças na regulação das agroindústrias, que devem incentivar a venda de produtos das pequenas agroindústrias para outros Estados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.