Em 45 dias, aplicativo recebe mais de 8 mil denúncias | Boqnews
Foto: Divulgação

Tá faltando água

21 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Em 45 dias, aplicativo recebe mais de 8 mil denúncias

Apenas o município de São Paulo foi responsável por 6 mil registros de falta de água.

Por: FABRÍCIO LOBEL
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Desenvolvido há 45 dias, o aplicativo ‘Tá Faltando Água’ já reuniu 8.000 registros de falta de água na Grande São Paulo, a maioria deles nas áreas atendidas pelo sistema Cantareira, que só funciona desde 2014 devido à obras emergenciais.

Segundo relatório da Aliança Pela Água, criadora do aplicativo, o sistema tem como objetivo mostrar não só os números de pessoas sem água, mas também onde elas estão num mapa de São Paulo e com isso tentar ‘humanizar’ o problema na cidade.

A Aliança é um coletivo de entidades e associações voltadas para o tema da crise hídrica. Apenas o município de São Paulo foi responsável por 6.000 registros de falta de água. Na capital, o bairro campeão em registros é o do Limão, na zona norte, com 326. O bairro é inteiramente abastecido pelo Cantareira.

Para a Sabesp, empresa paulista de saneamento, a falta de água acontece pois, com as represas quase vazias, a empresa é obrigada a reduzir a força com que bombeia água pelos canos da cidade. Assim, a Sabesp consegue reduzir as perdas nas inúmeras falhas dos canos da cidade. O efeito colateral desta operação é que, sem força, a água simplesmente não chega às torneiras de milhares de casas na Grande São Paulo.

BRASIL
Apesar da Aliança pela Água dedicar grande parte de sua atenção à atual crise hídrica em São Paulo, o aplicativo reúne relatos de falta de água em todo o país. As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte então entre as que mais tiveram relatos de falta de água, depois de São Paulo.

Para ter acesso ao aplicativo, basta baixá-lo, responder a um questionário e marcar a localidade em que está faltando água. O aplicativo conta com o desenvolvimento do ISA (Instituto Socioambiental).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.