Após decisão do STF, juiz manda soltar ex-presidente Lula | Boqnews
Foto: Divulgação

Justiça Federal

08 DE NOVEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Após decisão do STF, juiz manda soltar ex-presidente Lula

Defesa de Lula pediu a libertação do ex-presidente com base na decisão proferida pelo STF que derrubou a validade da prisão após a segunda instância

Por: André Richter
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Justiça Federal em Curitiba determinou há pouco a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula está preso desde 7 de abril do ano passado.

Ele está na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP). Trata-se de um dos processos da Operação Lava Jato.

A decisão foi proferida pelo juiz Danilo Pereira Júnior, após a defesa de Lula pedir a libertação do ex-presidente com base na decisão proferida ontem (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

O mandado de soltura foi encaminhado para a PF. A expectativa é de que Lula deixe a prisão ainda nesta sexta-feira.

Em janeiro do ano passado, a condenação de Lula, proferida em primeira instância pelo então juiz Sergio Moro, foi confirmada e a pena aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, para 12 anos e um mês de prisão.

Oito anos e quatro meses pelo crime de corrupção passiva e três anos e nove meses pela lavagem de dinheiro.

Em abril deste ano, a pena de corrupção foi reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cinco anos e seis meses. Já a de lavagem ficou em três anos e quatro meses, resultando nos oito anos e dez meses finais.

Além disso, a decisão do STF deverá beneficiar outros condenados na Lava Jato, como os ex-deputados Eduardo Cunha; José Dirceu; além do e ex-executivos de empreiteiras.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.