Após escândalos, Odebrecht deve passar Natal na cadeia | Boqnews
Foto: Divulgação

Lava Jato

19 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Após escândalos, Odebrecht deve passar Natal na cadeia

MP acusa empreiteiro e três executivos da empresa de pagar R$ 138 milhões de propina em obras da Petrobras

Por: Felipe Bachtold e Mario Cesar Carvalho
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Ao Superior Tribunal de Justiça, a defesa do empreiteiro disse que ele não oferece mais risco às investigações, que já estão em estágio avançado

Ao Superior Tribunal de Justiça, a defesa do empreiteiro disse que ele não oferece mais risco às investigações, que já estão em estágio avançado

O juiz federal Sergio Moro abriu nesta segunda-feira (19) mais uma ação penal contra o presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e outras cinco pessoas e decretou nova prisão preventiva do empreiteiro, que está detido há quatro meses.

É a terceira vez que Moro decreta a prisão preventiva de Marcelo Odebrecht, o que deve dificultar o trâmite de pedidos de habeas corpus em outras instâncias e fazer com que o empresário fique preso pelo menos até o Natal.

O Ministério Público Federal acusa o empreiteiro e três executivos da empresa de pagar R$ 138 milhões de propina em obras da Petrobras, como projetos na refinaria Abreu e Lima (PE) e no Comperj (RJ).

O ex-diretor da estatal Renato Duque e o ex-gerente Pedro Barusco são acusados de corrupção passiva. Com a decisão de Moro, todos viraram réus na ação penal. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa também foi acusado, mas, como firmou acordo de colaboração e já foi condenado em outros processos, não foi incluído no caso.

No despacho desta segunda-feira, Moro voltou a se manifestar contra o “fatiamento” de ações da Operação Lava Jato pelo país e disse que “não há como espalhar processos perante juízos pelo país”.

Os executivos da Odebrecht envolvidos são Cesar Ramos Rocha, Márcio Faria da Silva e Rogério Araújo, que também estão presos desde junho, quando foi deflagrada a 14ª fase da Lava Jato. Todos os seis réus já respondiam a outras ações penais na Justiça Federal do Paraná. Duque e Barusco já foram até condenados em processos da Lava Jato.

NOVO DECRETO

Ao decretar nova prisão preventiva de Marcelo Odebrecht e dos três executivos, Moro voltou a mencionar mensagens coletadas pelos investigadores no celular do empreiteiro.

Nessas provas, Odebrecht diz a subordinados para “trabalhar para parar/anular (dissidentes PF)” e recomenda “higienizar apetrechos”, frases que foram interpretadas como tentativa de interferir nas investigações. O juiz afirma no despacho que há “indícios” de que Márcio Faria e Rogério Araújo destruíram provas e lembrou que buscas feitas pela PF tiveram pouca eficácia.

Moro também diz que uma decisão do Supremo Tribunal Federal que libertou o executivo Alexandrino Alencar, na última sexta-feira (16), deve ser “respeitada”, mas afirmou que o suspeito não foi alvo da denúncia do Ministério Público Federal.

Se o trâmite dos pedidos de habeas corpus dos executivos seguir o ritmo que teve até agora, Marcelo Odebrecht ficará detido no mínimo até o início de 2016.

O executivo pediu a libertação na segunda instância da Justiça Federal, que rejeitou a solicitação, e também ao Superior Tribunal de Justiça, que já negou liminar

OUTRO LADO

A Odebrecht ainda não se manifestou a respeito das novas decisões de Moro. Ao Superior Tribunal de Justiça, a defesa do empreiteiro disse que ele não oferece mais risco às investigações, que já estão em estágio avançado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.