Após recuo em 2018, vendas na Páscoa têm alta de 1,29% neste ano | Boqnews
Foto: Felipe Rey/Boqnews

Economia

22 DE ABRIL DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Após recuo em 2018, vendas na Páscoa têm alta de 1,29% neste ano

Apesar da alta, resultado é modesto e insuficiente para o varejo retornar ao patamar anterior da crise econômica. Em 2018, vendas a prazo haviam recuado -0,34%

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Confirmando a expectativa de que a recuperação econômica segue em ritmo moderado, o volume de vendas a prazo na semana anterior a Páscoa (que, este ano, foi entre os dias 14 e 20 de abril) apresentou um leve crescimento de 1,29% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

m 2018, as vendas haviam recuado -0,34%, após crescer 3,34% em 2017. Já entre os anos de 2015 e 2016, as vendas no período acumularam queda de -2,24% e -13,34%, respectivamente.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a alta deste ano é um sinal positivo.

Segundo ele, mostra a retomada do crescimento do varejo.

E, assim, serve de termômetro para as próximas datas comemorativas, como o Dia das Mães.

“O resultado é um alento para o varejo começar a dar sinais mais sólidos de recuperação. Mas não é o suficiente para retornarmos ao patamar de crescimento anterior a recessão econômica. A páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo deste ano”, afirma Pellizzaro Junior.

 

Comparativo do varejo nos últimos anos. Foto: Divulgação

 

Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil e da CNDL, os produtos mais procurados para a Páscoa seriam os tradicionais ovos de chocolates industrializados (61%), caixas de bombons (50%); ovos de páscoa artesanais e caseiros (38%); barras de chocolate industrializadas (33%); artesanais (25%); colombas pascoais (13%).

Além de bebidas, como vinho (13%).

Metodologia

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 14 e 20 de abril deste ano.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.