Ato lembra 50 anos do golpe e pede punição a torturadores da ditadura | Boqnews

Direitos Humanos

31 DE MARÇO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Ato lembra 50 anos do golpe e pede punição a torturadores da ditadura

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 400 pessoas participam do ato “Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar” em frente ao 36º DP

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um grupo de manifestantes participa nesta segunda (31) de um ato unificado para exigir a punição dos torturadores, assassinos e ocultadores de cadáveres durante a ditadura militar (1964-1985) na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. 

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 400 pessoas participam do ato “Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar” em frente ao 36º DP, sede do antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operação de Defesa Interna), um dos principais centros de repressão e tortura da ditadura.

Os manifestantes seguram cartazes com imagens de desaparecidos durante o regime militar e pedem punição aos torturadores. Segundo pesquisadores, 46 presos políticos foram mortos no DOI-Codi paulista, entre eles o jornalista Vladimir Herzog, em 1975.

“As práticas de repressão e de violência de Estado que marcaram o período autoritário ainda permanecem ocorrendo contra a população pobre e negra da periferia, bem como contra as manifestações populares que têm sido realizadas e todo o país”, diz nota dos organizadores do evento.

O local do protesto deve ser convertido em um lugar de memória. Desde 2010, há um pedido de tombamento do DOI-Codi paulista em estudo no Condephaat, conselho estadual do patrimônio histórico. A análise inclui os cinco prédios do lote, inclusive o 36º DP.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.