Autoridade Portuária de Santos oferecerá 70 bolsas para área de inovação | Boqnews

Oportunidade

27 DE OUTUBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Autoridade Portuária de Santos oferecerá 70 bolsas para área de inovação

Edital será publicado em breve com os detalhes para as 70 bolsas de estudos gratuitas oferecidas pela Autoridade Portuária de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Autoridade Portuária de Santos (APS) vai oferecer 70 bolsas de estudo para interessados e criar uma área dedicada à inovação.

Ou seja, por meio de um campus portuário a ser instalado em uma das oficinas da APS.

Assim, o futuro espaço deverá abrigar, inclusive, parceiros no processo de inovação, como as universidades.

O termo para fornecimento das bolsas de estudo foi assinado durante o evento pela diretora de Administração e Finanças da APS, Bernadete Bacellar.

A Autoridade Portuária já está preparando os editais para lançamento das bolsas.

Por sua vez, a gestão dos recursos estará a cargo do Centro de Excelência Portuária de Santos (Fundação Cenep).

A novidade teve o anúncio durante a 4ª edição do Inova Portos, maior  evento de tecnologia portuária do Brasil, realizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) nesta semana.

Dessa maneira, o evento serviu para promover debates para a evolução do processo de inovação no setor portuário brasileiro.

Esta foi a segunda vez que a APS promoveu o Inova Portos, buscando soluções tecnológicas e melhorias das atividades portuárias.

Temas

O aprimoramento da regulação, objetivando desburocratizar as contratações referentes às inovações tecnológicas foi um dos temas centrais dessa quarta edição, que teve o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos.

Durante dois dias, o evento reuniu um público expressivo integrado por representantes da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de entidades e empresários portuários.

Além de autoridades portuárias, especialistas e acadêmicos promoveu um rico debate sobre inovação e seus impactos nas operações portuárias, bem como nas relações entre portos e cidades e no desenvolvimento das autoridades portuárias.

Aliás, na abertura do evento, o presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a importância do Inova Portos para potencializar a modernização.

Além da contínua evolução do setor portuário, contribuindo para preparar os portos nacionais para o futuro.

Pomini explicou que a Autoridade Portuária de Santos já vem desenvolvendo um amplo Programa neste sentido.

Aliás, com objetivo de incentivar a criação de um ecossistema de inovação portuária e logística no Porto de Santos.

“Santos vem avançando na agenda de transformação digital e na implantação de tecnologias disponíveis, além de desenvolver novas soluções e oportunidades de negócio”, disse Pomini.

“Estamos viabilizando parcerias com empresas e um programa de estágio em inovação, além de convênios com instituições de ensino”, explica.

NAP da Inovação

Para isso, a empresa instituiu o NAP da Inovação.

Ele consiste em uma norma que desburocratiza o processo de compartilhamento de informações com empresas que precisam desenvolver ou validar novas tecnologias.

“Isso corrobora nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável”.

Dessa maneira, a gerente de Planejamento Logístico da APS, Roberto Paveck, ressaltou que o fomento da inovação desempenha um papel crucial na modernização das operações portuárias e a implementação de tecnologias avançadas.

“Casos da  automação, inteligência artificial e sistemas de gestão portuária pode aprimorar a eficiência e a segurança das operações, criar oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios e parcerias e fomentar o empreendedorismo, atraindo investimentos em tecnologias inovadoras”, explica.

Portanto, Santos lidera o movimento de inovação no setor portuário e sua NAP já vem sendo replicada em outros portos.

Dessa forma, o programa de estágio em inovação também atraiu a atenção do Ministério de Portos e Aeroportos que demonstra interesse em implementá-lo.

 

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.