Banco Central estuda criar sistema de pagamento instantâneo | Boqnews
Foto: Divulgação / Pixabay

Economia

19 DE ABRIL DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Banco Central estuda criar sistema de pagamento instantâneo

O Banco Central estuda em adotar o sistema chamado P2P, dessa forma será possível enviar dinheiro de uma conta corrente para o cartão de crédito a qualquer hora ou dia da semana

Por: Kelly Oliveira
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Banco Central (BC) estuda um modelo de pagamentos instantâneos no Brasil. A ideia é que pessoas e empresas possam transferir dinheiro em tempo real. Sem restrição de horário ou forma de pagamento.

De acordo com o BC, foi criado um grupo de trabalho, com a participação de instituições financeiras. “Esses estudos, que são de longa maturação e fazem parte da Agenda BC+, estão em fase preliminar e seus resultados devem ser apresentados para apreciação da Diretoria Colegiada do BC apenas no segundo semestre”, informa, em nota, a instituição.

A Agenda BC+ é formada por medidas para tornar o crédito mais barato, aumentar a educação financeira, modernizar a legislação e tornar o sistema financeiro mais eficiente.

Eficiência

Segundo matéria de hoje (19) do jornal Valor Econômico, o Banco Central pretende regular o sistema chamado de P2P – sigla em inglês para “peer-to-peer”, que são transações diretas entre pessoas e empresas. Assim, seria possível enviar, por exemplo; dinheiro de uma conta corrente para o cartão de crédito a qualquer hora ou dia da semana. Tudo realizado por meio do celular. Para isso, será preciso haver interoperabilidade total entre contas correntes e cartões de crédito. E também mudanças no do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Atualmente, esse sistema não permite a conclusão de transferência entre bancos diferentes fora do horário comercial.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.