Brasil confirma o primeiro caso da varíola dos macacos | Boqnews
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Saúde

08 DE JUNHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Brasil confirma o primeiro caso da varíola dos macacos

Casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Brasil confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos nesta quarta-feira (8), na capital paulista.

A pessoa infectada é um homem de 41 anos, que esteve na Espanha.

Neste momento, ele está em isolamento no Instituto Emílio Ribas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem oito casos suspeitos da varíola dos macacos.

Notificação já era esperada

O primeiro caso já era esperado no Brasil, afinal com o mundo globalizado era questão de tempo da varíola dos macacos chegar ao País.

O infectologista Evaldo Stanislau explica que a varíola dos macacos não é preocupante no ponto de vista de causar uma pandemia ou uma complicação tão grave como o coronavírus, mas serve de alerta. 

“É preciso fazer uma reflexão, pois a varíola dos macacos é um indicador que estamos vulneráveis a doenças emergentes”, explicou. 

Stanislau citou que a doença deve chegar ao Brasil, não necessariamente com força. “Eu creio que vamos ter alguns casos e surtos localizados. Nós estamos vendo que os países que identificaram a doença, estão conseguindo controlar a disseminação e isso de uma maneira era esperado, pois é uma doença que já conhecemos a história natural dela”, enfatizou. 

O infectologista salientou que há vacinas para proteger e bloquear a progressão. 

Por fim, Evaldo Stanislau ressaltou que para evitar a disseminação é preciso identificar os casos suspeitos e isolados. Assim os pacientes deverão ser isolados e as pessoas que tiveram contato também devem ficar separadas e receber a vacina. 

Transmissão

O infectologista e professor de Medicina da Unaerp-Guarujá, Leonardo Weissmann explica que tradicionalmente, a varíola dos macacos é transmitida de animal para humano, principalmente por meio do contato com sangue, fluidos corporais ou lesões de pele ou mucosa de animais infectados, ou ainda por meio de uma mordida. 

“A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer por contato próximo com material infeccioso de lesões de pele de um indivíduo infectado, por gotículas respiratórias em contato pessoal prolongado, frente a frente, e por objetos recentemente contaminados”, frisou Weissmann. 

Sintomas

A doença que surgiu no século passado no continente africano tem uma série de sintomas. 

Leonardo Weissmann cita que o sinal mais marcante são as lesões na pele com coceira, como verificamos na catapora, mas muito mais intensas. Além disso, a varíola dos macacos causa febre, dor de cabeça intensa, gânglios linfáticos aumentados, dores musculares e sensação de fraqueza intensa. 

“Sem proteção de vacina, a taxa de mortalidade varia de 3% a 6%, sendo mais letal em crianças pequenas, que têm um sistema imunológico menos desenvolvido”, finalizou o infectologista. 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.