Brasil e Argentina discutem criação de moeda comum para o comércio | Boqnews
Presidente Lula se encontra com Alberto Fernández. Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
23 de janeiro de 2023

Brasil e Argentina discutem criação de moeda comum para o comércio

A criação de uma moeda comum para Brasil e Argentina começou a ser discutida.

Com isso, o objetivo seria reduzir custos operacionais.

Da mesma forma, reduziria dependência de moedas estrangeiras.

Assim, Lula se reuniu hoje (23) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Em Buenos Aires, na Argentina, Lula disse que isso será feito “com muito debate”.

Segundo ele, países têm dificuldade de adquirir dólar.

Dessa forma, isso impede que acordos aconteçam.

Por sua vez, Fernández disse não saber ainda como essa moeda funcionará.

Contudo, ressaltou que é preciso “coragem de mudar”.

Essa é a primeira viagem internacional de Lula após tomar posse no cargo.

Sendo assim, a visita marcou a retomada da relação entre os dois países.

Dessa forma, os presidentes assinaram acordos em diferentes áreas.

Os dois países assinaram diversos instrumentos de cooperação.

Assim, áreas de defesa, saúde, ciência e tecnologia foram contempladas.

Também foram visam a integração econômico-financeira e cooperação antártica.

Gasoduto

A empresários, Lula reafirmou propósito de integração elétrica e gasífera entre os países.

Assim, a Argentina sustenta a proposta da construção de um gasoduto.

A ideia é ligar as reservas de gás xisto (shale) da reserva de Vaca Muerta até o Brasil.

Com isso, há a possibilidade de o BNDES financiar obras desse projeto.

Amanhã (24), Lula participa da reunião de cúpula da Celac.

O encontro reúne a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Com a troca de governo, o Brasil está voltando a integrar o grupo.

 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.