Profissionais de saúde fazem apelo à população para evitar aglomerações | Boqnews
Foto: Divulgação

Covid-19

29 DE DEZEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Profissionais de saúde fazem apelo à população para evitar aglomerações

Tanto a Sociedade Paulista de Infectologia como o Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo divulgaram carta aberta para alertar sobre os riscos das aglomerações.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a aproximação do Réveillon e o risco cada vez mais crescente de uma explosão de casos de Covid-19 em decorrência da aglomeração de pessoas, profissionais da área de saúde divulgaram notas para alertar a população sobre os riscos que poderão ocorrer nas próximas semanas de janeiro.

Em nota, a Sociedade Paulista de Infectologia mostrou sua preocupação em relação aos riscos desta “super disseminação”.

Posição semelhante foi adotada pelo Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, que também divulgou carta aberta.

Confira o conteúdo divulgado pelos médicos e profissionais do setor.

Nota da Sociedade Paulista de Infectologia

Como médicos da linha de frente do atendimento à COVID-19, estamos preocupados com o expressivo aumento de casos, internações e mortes neste final de ano.

O que as estatísticas apresentam como números alarmantes, para nós são pessoas com nome e sobrenome, que adoecem, agonizam em UTI e morrem. São famílias privadas dos seus entes queridos.

Diante disso, nos assusta o descaso com as recomendações de controle, observado na ocasião do feriado de Natal, com aglomerações diversas no comércio, nas ruas e em confraternizações.

Desleixo no uso de máscara.

Municípios paulistas desafiando as legislações restritivas do Estado.

Temos observado, cada vez mais, eventos de “superdisseminação”, em que uma ceia, um churrasco, uma confraternização em família geram dezenas de casos e diversas mortes.

O que parece simples desobediência civil ou exercício de autonomia têm um impacto nefasto sobre a saúde pública.

Nossos hospitais estão lotados, nossos médicos e enfermeiros esgotados após um ano de trabalho duro.

 

Vacina vai demorar para surtir efeito

Mesmo que tenhamos uma vacina eficaz, a imunização em massa levará meses para surtir efeito.

Neste momento, nós, infectologistas do Estado de São Paulo, fazemos um apelo a todos os brasileiros.

Em uma pandemia, cada pessoa é responsável pela sua saúde e pela dos demais.

As autoridades precisam cumprir seu papel de gestão, orientação técnica e fiscalização.

Cada atitude (boa ou má) tem consequências coletivas.

Pedimos que todos contribuam, evitando aglomerações, não participando de qualquer encontro familiar se estiver apresentando sintomas respiratórios ou perda do paladar/olfato, respeitando o isolamento social, utilizando com rigor máscara, e atendendo às recomendações de higiene das mãos.

Ajudem-nos a salvar vidas!

Vamos construir um ano novo com mais saúde e segurança.

Centro de Contingenciamento

 

O Governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (29) uma carta assinada pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo com orientações de especialistas quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do coronavírus em meio a novo crescimento da pandemia.

O total de novos casos registrados em dezembro é seis vezes maior do que em comparação à soma dos três primeiros meses da pandemia.

O número de mortes é 60% superior ao total de vítimas fatais entre março e maio.

“Boa parte das pessoas que transmitem o coronavírus é assintomática, por isso festas, encontros sociais e aglomerações devem ser evitados neste momento. A ação consciente de todos neste período do ano é parte vital na contenção da propagação do vírus”, defendem os especialistas, em trecho do documento divulgado.

O Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo é formado por 20 especialistas, entre médicos, cientistas, professores, epidemiologistas e infectologistas das redes pública e privada.

Desde fevereiro, o grupo monitora o cenário epidemiológico do estado e atua junto ao Governo de São Paulo nas decisões para frear a disseminação do coronavírus.

Serviços essenciais

Uma das medidas indicadas foi permitir o funcionamento apenas de serviços essenciais no próximo final de semana (dias 1, 2 e 3) em todo o estado, com o objetivo de conter o número de internações e óbitos.

Os especialistas também destacam a importância das medidas de proteção como manter as mãos limpas, uso de máscara e álcool em gel e respeito ao distanciamento social.

“A situação atual exige que redobremos os esforços em favor do bem coletivo. A vacina está próxima, mas enquanto ela não chega a única forma de prevenção depende de cada um de nós. Mais do que nunca é preciso do envolvimento e solidariedade de todos”, reforça o Centro de Contingência do Coronavírus em trecho da carta.

 

 

Leia a íntegra do documento:

Carta pela Vida

O Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo é formado por uma equipe de 20 especialistas, entre médicos, cientistas, professores, epidemiologistas e infectologistas, que diariamente acompanham o cenário epidemiológico da Covid-19 e atuam em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo com o objetivo primordial de salvar vidas.

Os números de casos, internações e óbitos por Covid-19 no mês de dezembro apontam um crescimento da pandemia no Estado.

A transmissão da doença retornou com força.

O total de novos casos de coronavírus registrado no mês já é seis vezes maior do que em comparação à soma dos três primeiros meses da pandemia.

O número de mortes é 60% superior ao total de vítimas fatais entre março e maio.

Com o intuito de conter a disseminação do vírus e, por consequência, o número de internações e óbitos, o Centro de Contingência indicou medidas de reforço da quarentena em todo o estado.

No próximo final de semana (dias 1, 2 e 3) apenas os serviços essenciais funcionarão. Esta é mais uma ação que busca reduzir a circulação do vírus e controlar a pandemia.

 

Cuidados

O Centro de Contingência e a Secretaria da Saúde do Estado de SP reforçam a importância da manutenção das medidas de proteção, como:

1 – Uso de máscaras;
2 – Respeito ao distanciamento social;
3 – Lavar as mãos com água e sabão;
4 – Uso de álcool gel;
5 – Evitar aglomerações.

É fundamental que essas medidas sejam adotadas por todos, sem exceção, em um esforço coletivo para salvar vidas.

Boa parte das pessoas que transmitem o coronavírus é assintomática, por isso festas, encontros sociais e aglomerações devem ser evitados neste momento.

A ação consciente de todos neste período do ano é parte vital na contenção da propagação do vírus.

A situação atual exige que redobremos os esforços em favor do bem coletivo.

A vacina está próxima, mas enquanto ela não chega a única forma de prevenção depende de cada um de nós.

Mais do que nunca é preciso do envolvimento e solidariedade de todos.

Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo e Governo de SP

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.