Ajuda

Chuva forte em São Carlos causa alagamentos. Confira o vídeo

Equipes do Governo de São Paulo coordenam ações de reestabelecimento da normalidade no município; temporal causou estragos na região central da cidade

27 de novembro de 2020 - 09:56

Da Redação

Compartilhe

A Defesa Civil do Estado de São Paulo deslocou equipes para São Carlos, no interior do Estado, depois que a cidade registrou forte chuva e inundação de toda área central na tarde de ontem (26).

Os trabalhos foram iniciados já no momento da tempestade e continuaram de forma ininterrupta.

Nesta sexta-feira, o órgão presta apoio ao município no levantamento dos prejuízos e reestabelecimento da normalidade.

“Por determinação do Governador João Doria, a Defesa Civil do Estado prestou apoio imediato ao município, inicialmente auxiliando no atendimento às pessoas que precisaram ser resgatadas durante a inundação. As ações foram mantidas em sequência e hoje estamos realizando os trabalhos de rescaldo, contabilizando os prejuízos e prestando o apoio necessário para que a situação seja normalizada”, destaca o Diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Rodrigo Quintino, que está no local desde ontem para coordenar os trabalhos.

Os registros da Defesa Civil apontam que choveu 138 milímetros em pouco mais de uma hora. O grande volume de chuva com granizo e as fortes rajadas de vento provocaram estragos em toda a região central de São Carlos, além de áreas adjacentes, com prejuízos diversos a comerciantes e cidadãos em geral.

Os levantamentos iniciais apontam que pelo menos 100 estabelecimentos comerciais foram inundados e sofreram danos. Várias ruas de São Carlos tiveram o asfalto arrancado pela força da água e encontram-se interditadas. Além disso, até o momento, há registros de 26 veículos arrastados pela água.

 

Apoio à Prefeitura

O Diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Rodrigo Quintino, participará de uma reunião com o prefeito de São Carlos às 9h30 para tratar dos detalhes das ações a serem realizadas a partir de agora.

Ele também determinou que os técnicos do Estado prestem apoio à Defesa Civil do município nas avaliações necessárias para uma possível decretação de situação de emergência por parte do município.

Os trabalhos serão mantidos na cidade até que a normalidade seja completamente restabelecida.

Resgate

As ações em São Carlos também contaram com intenso trabalho do Corpo de Bombeiros, que efetuou o resgate de pelo menos 150 pessoas.

Foram utilizadas duas embarcações e cinco viaturas, bem com o apoio do efetivo administrativo.

Assim, somando o total de 14 homens no resgate de vítimas ilhadas em veículos e estabelecimentos comerciais.

Polícia Militar, Guarda Municipal e Trânsito também atuaram na operação.

LEIA TAMBÉM: