Cobertura será em tempo real | Boqnews

Nacional

02 DE OUTUBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Cobertura será em tempo real

Cerca de 30  alunos-repórteres do UNISANTA Online, jornal-laboratório digital elaborado por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e colaboradores realizarão, por meio  do endereço www.online.unisanta.br, a cobertura das eleições municipais de 2008 nos nove municípios da Baixada Santista. O jornal Boqueirão on line (boqnews.com) manterá um link com o site para […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 30  alunos-repórteres do UNISANTA Online, jornal-laboratório digital elaborado por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e colaboradores realizarão, por meio  do endereço www.online.unisanta.br, a cobertura das eleições municipais de 2008 nos nove municípios da Baixada Santista.

O jornal Boqueirão on line (boqnews.com) manterá um link com o site para que o internauta do jornal  também acesse às páginas do veículo laboratorial, que terá atualização contínua neste domingo (5), mas já conta com amplo material jornalístico disponível em suas páginas na Internet.

No site, o internauta pode conferir os podcasts, em formato MP3, com os cinco candidatos à Prefeitura de Santos, com entrevistas elaboradas pelos alunos, que também ficaram encarregados de produzir vídeos, também disponíveis no site, a partir desta sexta-feira (3).

A cobertura em tempo real de 2008 é a quarta já realizada pelo veículo produzido pelos estudantes da UNISANTA. De forma pioneira em 2004, os alunos-repórteres do jornal digital Online foram distribuídos pelos locais de votação para acompanhar candidatos, condições de segurança, trânsito, movimentação do eleitorado e a apuração dos votos.
Naquele ano, foram publicados quase 200 textos ao longo dos dois turnos das eleições municipais, levando o UNISANTA Online a acumular quase 25 mil acessos, o que comprovou a abrangência e eficácia do trabalho, inédito na região.

Em 2006, os alunos-repórteres repetiram a experiência cobrindo as eleições nacionais, tendo como principal diferencial a cobertura fotográfica. Em um único turno do pleito, o site alcançou a marca de 19 mil acessos exclusivos e foi aberto quase 16 mil vezes a partir de mecanismos de busca como o Google e o MSN Search.

Produzido ininterruptamente há 15 anos, o UNISANTA Online é um dos mais premiados veículos universitários da Internet, com mais de 300 edições publicadas. Além de colaborar com a  formação acadêmica dos futuros profissionais de comunicação, o jornal digital da UNISANTA foi sete vezes premiado no mais importante congresso de comunicação brasileiro (INTERCOM), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a principal da categoria.

A cobertura em tempo real será  supervisionada pelos professores Alexandre Sobrino (coordenador geral da cobertura) e Darrell Champlin (coordenador geral do veículo). Participam também dos trabalhos os professores de Jornalismo Armando Pereira Filho, Daniella Aragão e Eduardo Cavalcanti.

Primeira Impressão
Produzido por alunos do 4º ano do curso de Jornalismo da mesma instituição, o jornal Primeira Impressão terá uma cobertura especial neste domingo (5), quando cerca de 70 pessoas, entre alunos e professores, estarão atuando na elaboração do veículo. As atividades iniciarão às 7h30 e terminarão com a conclusão dos resultados finais pela Justiça Eleitoral.

O objetivo é o envolvimento dos alunos  – seja na elaboração de textos, fotografias ou diagramação – no processo de elaboração de um jornal, com ritmo diário. Os alunos também atuarão como apoio para o jornal Online, ampliando o número de acadêmicos envolvidos para a cobertura regional. A previsão é que o jornal seja impresso e distribuído na próxima semana, com distribuição em bancas e no próprio campus da instituição.

O trabalho será orientado pelos professores Márcio Calafiori, Adelto Gonçalves, Fernando De Maria, Márcia Okida, Luiz Nascimento, sob coordenação do professor Robson Bastos e direção de Humberto Challoub.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.