Comprar ou alugar um imóvel: qual a melhor decisão? | Boqnews
Foto: Divulgação

Imóveis

01 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Comprar ou alugar um imóvel: qual a melhor decisão?

Ter um espaço para chamar de lar é uma das maiores conquistas da vida contemporânea. O sonho da casa própria faz parte do imaginário de boa parte dos brasileiros, que deseja ter um cantinho para chamar de seu e poder descansar com tranquilidade ao final de um longo dia. Comprar ou alugar um imóvel é […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

imovelTer um espaço para chamar de lar é uma das maiores conquistas da vida contemporânea. O sonho da casa própria faz parte do imaginário de boa parte dos brasileiros, que deseja ter um cantinho para chamar de seu e poder descansar com tranquilidade ao final de um longo dia.

Comprar ou alugar um imóvel é uma das grandes perguntas que permeiam os planos dos novatos no mercado imobiliário. Qual é o melhor investimento? Alugar compensa? E o orçamento, fica comprometido?

Essas são apenas algumas das dúvidas que sempre surgem quando se está para tomar uma decisão tão importante quanto essa. Existem vantagens em ambas as opções e, para escolher a que melhor funciona para você, é preciso levar as suas necessidades e possibilidades em consideração.

Alguns dos fatores a pensar no momento do planejamento, antes de investir em um imóvel ou alugar um novo espaço, são a análise do número de membros da família e saber qual é a verba disponível para investir na empreitada.

Comprar ou alugar: eis a questão

Alugar um imóvel pode ser a opção certa para você, se o local onde quer morar ainda não está decidido ou se ainda pretende formar uma família, mas ainda não chegou lá.

As taxas extraordinárias referentes ao condomínio são de responsabilidade do locatário, o que é uma das vantagens do aluguel. Os custos de um financiamento costumam ser um pouco maiores do que o de um aluguel modesto, o que pode vir a ser um ponto positivo para quem não possui uma reserva extra para investir em um imóvel de imediato.

Dívidas anteriores à locação não são de sua responsabilidade. A burocracia para formalizar o negócio fica bem menor, sendo necessário apenas um contrato particular, que pode até ser realizado verbalmente entre as partes interessadas.

Porém, uma das desvantagens em alugar é uma maior dificuldade em realizar reformas e reparos no espaço. Devem sempre ser autorizadas pelo proprietário. E qualquer valorização que o imóvel possa sofrer depois das melhorias se torna usufruto do locatário e não do inquilino.

Muitos ainda acreditam que adquirir um imóvel próprio é o melhor negócio. Seja pela segurança de possuir um bem de valor ou simplesmente por ser algo seu, a compra se mantém comparada com o aluguel de imóveis.

Ao comprar um imóvel, seja direto da planta ou já construído, é você quem ganha com qualquer valorização imobiliária que possa ocorrer ao longo do tempo. Além disso, as reformas e alterações são facilitadas, já que cabe apenas a você decidir o que será ou não feito.

A não necessidade de um fiador ou depósito de garantia na aquisição de um imóvel também é outra das vantagens que residem na compra. Com o financiamento, o próprio imóvel serve como garantia, o que preserva a autonomia do comprador.

Com taxas de juros razoáveis, é possível manter nos gastos fixos do mês uma prestação de financiamento sem comprometer o orçamento e o pagamento das outras despesas. A possibilidade de utilização do FGTS para quitar o valor total ou parcial do imóvel também é outra das vantagens para quem está decidido a investir na casa própria.

Se existe a necessidade de mudança, a melhor opção é financiar um imóvel já construído. Mas, se não há pressa em se mudar, talvez a aquisição direto da planta possa ser a opção mais viável.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.