Conjutivite pode ser evitada com atitudes simples | Boqnews

Nacional

07 DE ABRIL DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Conjutivite pode ser evitada com atitudes simples

O estado de São Paulo vive um surto de conjuntivite desde o início de fevereiro, quando milhares de pessoas na Baixada Santista contraíram a doença, que subiu a serra, e segundo a Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista, até o dia 25 de fevereiro a cidade possuia 120 mil casos de conjuntivite. Porém, algumas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O estado de São Paulo vive um surto de conjuntivite desde o início de fevereiro, quando milhares de pessoas na Baixada Santista contraíram a doença, que subiu a serra, e segundo a Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista, até o dia 25 de fevereiro a cidade possuia 120 mil casos de conjuntivite. Porém, algumas medidas podem evitar o contágio. Evitar locais com aglomeração ou contato com indivíduos contaminados são as principais recomendações para não contrair a doença.


A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana que reveste o “branco” do olho) que pode causar alterações na córnea e nas pálpebras. “Os primeiros sintomas normalmente são ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e inchaço. Também pode aparecer secreção e muitas vezes até dor nos olhos”, explica o oftalmologista Luiz Fernandes, diretor médico para a América Latina da Bausch+Lomb, laboratório farmacêutico.


O especialista alerta para o fato de que nem todas as pessoas com conjuntivite apresentam todos estes sintomas. Da mesma forma, nem toda pessoa com irritação nos olhos e lacrimejamento tem conjuntivite. “Outras doenças podem se manifestar dessa mesma forma. Só uma avaliação médica pode determinar o diagnóstico correto”, diz.


Embora as conjuntivites possam ser alérgicas, virais, bacterianas ou irritativas (exposição a produtos químicos), apenas as infecciosas (virais e bacterianas) são contagiosas. Já as virais são as que normalmente causam as epidemias. “Para combater uma epidemia é importante que as pessoas com conjuntivite e também aquelas não apresentam a doença, conheçam as principais medidas para evitar o contágio, como lavar o rosto e as mãos com freqüência e impedir a transmissão de microorganismos”, recomenda o oftalmologista.


Como prevenir o contágio?
Medidas como não coçar os olhos antes de lavar as mãos, não compartilhar objetos de uso comum com pessoas contaminadas e evitar locais com aglomeração de pessoas são as principais recomendações para evitar e não espalhar a doença.


Tratamento
Simples e eficaz, o tratamento deve ser iniciado logo quando os primeiros sintomas aparecem. “Fazer compressas com água filtrada gelada ou soro fisiológico (com gase ou algodão), não coçar a região afetada e não usar água boricada ou chás caseiros ajudam na rápida recuperação”, alerta Dr. Fernandes.


Ainda de acordo com o especialista, caso os sintomas persistam é aconselhável que o paciente procure um oftalmologista. Nos casos de conjuntivite viral, que normalmente causam os surtos da doença, o médico recomenda o uso de lubrificantes oculares. “A Bausch+Lomb possui medicamentos específicos para este problema. O Artelac, por exemplo, é um lubrificante ocular em gotas que possui as mesmas características da lágrima natural, e por isso alivia os sintomas da conjuntivite”, afirma o oftalmologista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.