Contato visual é essencial na comunicação entre cães e tutores, diz pesquisa | Boqnews
Foto: Divulgação/PMSV

Vida animal

05 DE OUTUBRO DE 2016

Contato visual é essencial na comunicação entre cães e tutores, diz pesquisa

Estudo foi desenvolvido por grupo de pesquisadores da Unifesp, USP e Universidade de Aix-Marseille

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O contato visual é crucial para a comunicação entre cães e seres humanos. É o que aponta um novo estudo desenvolvido por um grupo com especialistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Aix-Marseille, da França. A pesquisa analisou o comportamento comunicativo espontâneo dos animais em uma situação na qual a cooperação de seus donos era necessária para eles alcançarem um alimento.
cachorro

O estudo analisou o comportamento dos cães durante o contato visual com o tutor e o comparou com a reação quando havia ausência de atenção em diferentes situações (olhos fechados, lendo um livro etc). Os resultados mostraram que, comparando com os momentos em que o tutor estava desatento, os animais se comunicaram mais nas situações em que o dono mantinha o contato visual, alternando olhares entre o alimento e o tutor.

A professora Carine Savalli Redigolo, do Campus Baixada Santista da Unifesp, foi uma das autoras do artigo e ressaltou a importância dessas descobertas. “Com os cães nós estabelecemos relações afetivas e cooperativas que beneficiam ambas as espécies. Compreender como se estabelece essa comunicação pode ser a chave para bons relacionamentos”, afirma.

O resultado da pesquisa foi publicado no mês de setembro na revista Plos One, publicação científica internacional de grande relevância mundial. O estudo completo está disponível no link.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.