Coronel Paulo Malhães que assumiu torturas é encontrado morto | Boqnews

Comissão da Verdade

25 DE ABRIL DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Coronel Paulo Malhães que assumiu torturas é encontrado morto

De acordo com os relatos iniciais, Paulo Malhães, 74, foi assassinado por asfixia em sua casa em Nova Iguaçu; ele reconheceu participação em torturas e mortes na ditadura militar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O coronel Paulo Malhães, 74, ex-agente do Centro de Informações do Exército, foi encontrado hoje morto em sua casa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com os relatos iniciais, ele foi assassinado por asfixia.

Malhães prestou, há cerca de um mês, um dos depoimentos mais fortes à Comissão Nacional da Verdade, no qual reconheceu envolvimento em torturas, mortes e ocultação de corpos de vítimas da ditadura militar.

De acordo com Nadine Borges, membro da Comissão Estadual da Verdade do Rio que conversou com uma das filhas do militar, a casa de Malhães foi invadida por três homens. Segundo o relato, a mulher do coronel foi amarrada e ele, morto por asfixia. Todas as armas do militar foram roubadas.

“A polícia tem que investigar a fundo esse crime. Tudo indica que é uma queima de arquivo”, disse Borges.
O depoimento de Malhães chocou familiares de vítimas da ditadura. Ele detalhou como os corpos eram lançados no rio e dilacerados para evitar a identificação.

“Naquela época não existia DNA, concorda comigo? Então, quando o senhor vai se desfazer de um corpo, quais são as partes que, se acharem o corpo, podem determinar quem é a pessoa? Arcada dentária e digitais, só. Quebravam os dentes e cortavam os dedos. As mãos, não. E aí, se desfazia do corpo.

O coronel morava com a família na zona rural de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.