Depois de 40 dias, Cantareira volta a ficar acima dos 7% | Boqnews
Foto: Vagner Campos/ A2 Fotografia

Estiagem

14 DE FEVEREIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Depois de 40 dias, Cantareira volta a ficar acima dos 7%

Reservatório, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, tem registrado aumentos consecutivos nos últimos oito dias.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O sistema Cantareira chegou a 7,1% neste sábado (14), segundo dados divulgados pela Sabesp. O manancial subiu 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. No dia 5 de janeiro, foi o último dia que o Cantareira registrou 7% de sua capacidade.

O reservatório, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, tem registrado aumentos consecutivos nos últimos oito dias. Com o volume de chuvas nesse início de fevereiro, o nível do sistema sobe de forma consecutiva desde o dia 6, quando avançou 0,2 ponto percentual e atingiu 5,4% de sua capacidade.

O Cantareira, que opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada), é o reservatório que mais tem se beneficiado com as chuvas deste início de fevereiro. Até agora, o manancial já acumula 140,8 mm de água –o que corresponde a 70,75% da média histórica para este mês (199,1 mm).

O volume de chuvas neste mês e a prometida obra de interligação da represa Billings com o sistema Alto Tietê, capaz de amenizar a demanda do sistema Cantareira, fizeram o governo Geraldo Alckmin (PSDB) adiar a decisão sobre a implantação do rodízio de água na Grande SP.

O governador, no entanto, declarou na sexta-feira (13), que não se pode dizer que um rodízio de água não será adotado em São Paulo.

Demais sistemas
Já o nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre as consequências da seca, opera com 13,7% de sua capacidade após subir 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, opera com 55% de sua capacidade, O reservatório perdeu 0,2 ponto percentual de sexta-feira para sábado. Até agora, o sistema já acumula 126,2 mm de água –o que corresponde a 65,56% do volume previsto para fevereiro (192,5 mm).

O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 34,2% de sua capacidade após perder 0,1 ponto percentual. As chuvas beneficiaram o sistema que já acumula 62,95% do volume de água esperado para fevereiro (178,9 mm).

Já o sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 80,2% de sua capacidade após subir 0,4 ponto percentual. O sistema acumula 111,2 mm de água sendo que a média do mês de fevereiro é de 206,1 mm.

O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 31,9% de sua capacidade após subir 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.