Deputados da região se mostram contrários ao aumento do número de parlamentares | Boqnews
Câmara aprovou o aumento do número de deputados, gerando ainda mais gastos. Foto: Lula Marques/Agência Brasil - Arquivo
9 de maio de 2025

Deputados da região se mostram contrários ao aumento do número de parlamentares

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o projeto de lei que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais.

A proposta segue para análise.

São Paulo não terá o número alterado.

Assim, manterá as 70 cadeiras – ao invés das quase 130 a que teria direito em razão da composição demográfica do estado.

Dessa forma, os três deputados da Baixada Santista (Da Cunha – PP, Rosana Valle – PL  e Paulo Alexandre Barbosa – PSDB) foram contrários à proposta.

Portanto, a criação de 18 novas vagas de deputados federais pode gerar um impacto de aproximadamente R$ 64,6 milhões anuais, segundo informações da Direção-Geral da Câmara.

Assim, se aprovado como está, serão beneficiados os seguintes estados e cadeiras.

Os números levam em consideração os dados do Censo do IBGE.

  • Pará (4);
  • Santa Catarina (4);
  • Amazonas (2);
  • Mato Grosso (2);
  • Rio Grande do Norte (2);
  • Paraná (1);
  • Ceará (1);
  • Goiás (1);
  • Minas Gerais (1)

Nota

Assim, dos três deputados, apenas a deputada Rosana Valle (PL), por meio de sua assessoria, justificou o seu voto, conforme solicitação do Boqnews.

“Sou contra o aumento de deputados. Num País onde falta saúde, segurança e emprego é, no mínimo, desrespeitoso pensar em aumentar o número de parlamentares em Brasília-DF. Já somos 513. E quem anda nas ruas e conversa com a população, sabe: o problema não é a quantidade, mas, sim, a qualidade no Congresso Nacional.

Sou deputada por São Paulo – estado que não vai ganhar nem perder cadeiras com esta proposta. Contudo, voto contra por consciência.

Ao meu ver, esta ideia é cara, inoportuna e totalmente desconectada da realidade do brasileiro.

O que o povo espera dos parlamentares é mais seriedade, resultado e compromisso, e não mais cargos e privilégios”.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.