nacional

Desmatamento na Amazônia aumenta em setembro

A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados de floresta em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas…

31 de outubro de 2011 - 13:22

Da Redação

Compartilhe

A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados de floresta em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 448 km² de desmate, houve queda de 43%. Na comparação com o mês de agosto, entretanto, quando foram contabilizados 164 km² de derrubadas, houve aumento da área desmatada.


O estado onde foram registrados mais desmatamentos, em setembro, foi Mato Grosso, com 110 km². Em seguida está o estado de Rondônia, com 49,88 km² e em terceiro, o Pará, com 46,94 km². O estado onde houve o menor registro de desmatamento foi Tocantins, com 2,24 km². No estado do Amapá não foi detectado desmate.     


Segundo o Inpe, apenas 5% da região não foram monitoradas por causa das nuvens.


Fazem parte da região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins, além de parte do estado do Maranhão.


 

LEIA TAMBÉM: