Dicas para uma estratégia mobile eficiente | Boqnews

Tecnologia

25 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Dicas para uma estratégia mobile eficiente

Se você possui uma loja virtual e está vendendo também nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, será que você definiu uma boa estratégia mobile?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O comércio eletrônico via mobile, também conhecido como m-commerce apresenta um crescimento massivo entre grande parte dos consumidores brasileiros. O mercado voltado ao m-commerce já é uma realidade para 67% dos brasileiros em 2014, em 2013 57% dos consumidores realizaram ao menos uma compra pelo celular, uma tendência que definitivamente não para de crescer, de acordo com dados da Mobilize, Pagtel.

Se você possui uma loja virtual e está vendendo também nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, será que você definiu uma boa estratégia mobile? Confira algumas dicas da LaMethode – Aplicativos para empresas para quem possui um comércio eletrônico e deseja expandir suas vendas nos dispositivos móveis.

 Adapte-se a um novo comportamento de compra
Em 2014, será essencial pensar em mobilidade, compartilhamento de conteúdo e velocidade. O comportamento de compra dos consumidores mudou consideravelmente com o advento da Internet e dispositivos móveis. Acabaram-se as compras apenas nos finais de semana ou depois do trabalho, com o smartphone ou tablet o usuário pode ser impactado a qualquer hora do dia: durante a sua pausa para o cigarro, durante o seu almoço, de manhã ou de volta pra casa, ou até mesmo a noite tranquilamente instalado sob o seu edredom.

Portanto, não pense em segmentar suas campanhas mobiles apenas entre 8 e 20 horas  nos dias de semana e entre 14 e 18 horas nos finais de semana, o usuário não precisa mais esperar para comprar, ele faz de acordo com a sua necessidade.

Outra expectativa do usuário: a fluidez e velocidade. O cliente sempre foi impaciente de natureza, imagine agora com as novas tecnologias. Otimize seu site para que seja exibido de maneira rápida no celular.

Analisar os dados coletados
Quando um cliente faz um pedido a partir de um dispositivo móvel você tem acesso a informações preciosas e estratégicas sobre a transação: como horário, local, website (se você vender seus produtos em múltiplas plataformas), tempo de visita, tipo de aparelho. Ao analisar dados e comparando-os com informações coletadas durante a compra via computador ou até mesmo via call center, você será capaz de refinar sua estratégia de marketing mobile.

Por exemplo, se você notar que a maioria das compras são feitas no início da tarde, então você pode enviar notificações via SMS ou e-mail com cupons durante esses períodos específicos e estimular a compra por impulso. Estes são apenas alguns exemplos entre muitos outros que podem oferecer esse tipo de métrica.

Segurança nas compras
A segurança nos dispositivos móveis é particularmente eficaz, talvez até demais, não economize os selos de segurança para passar toda segurança para seus clientes. Seu processo de seleção deve ser produtivo e realmente parar a fraude. Se um potencial cliente fica preso durante seu ato da compra, ele vai deixar o local e não voltar. Evite a perda de suas vendas ajustando as configurações de segurança.

Encontre parceiros
Muitos sites e blogs de tecnologia podem citar empresas que utilizam campanhas de marketing criativas, seja no formato de artigo ou publieditorial. Se você implementar uma estratégia inovadora e original, você pode encontrar o apoio de parceiros  para trazer um bom volume de tráfego para a sua plataforma.

Da mesma forma, entre em contato com editores e blogueiros de tecnologia para anunciar publicidades, artigos ou até mesmo banners dentro de seus sites que dependendo do volume de visitas poderão ser exibidos diretamente sobre os tablets e smartphones de milhões de usuários móveis.

Não se esqueça do “m-cupom”
Cupons de descontos sempre tiveram um efeito motivador para os consumidores, especialmente nestes tempos de crise. Esta técnica pode ser facilmente aplicada nos mobiles, afinal carregamos sempre em nossos bolsos ou bolsas. Já cupons de papel são frequentemente guardados e esquecidos em casa ou no escritório.

Você pode integrar um cupom via SMS ou até mesmo em um QRCode via flyer. De qualquer maneira o importante é que o consumidor mantenha o cupom o tempo todo sobre ele, para  poder utilizar a qualquer momento.

Trabalhar SEO para Mobile
Pra quem não sabe, SEO é um técnica de ações que melhoram o posicionamento orgânico de um site e podem ser facilmente aplicadas aos dispositivos móveis. Se você reparar, em um smartphone ou tablet, os usuários tendem a escrever frases curtas entre 4 e 25 caracteres. Trabalhar palavras longas não é muito recomendado para sites mobiles, invista em palavras-chaves curtas e relevantes com a busca do usuário. Mas atenção, não faça um trabalho focado apenas em palavras-chaves, elabore um conteúdo de qualidade, interessante e relevante para o usuário.

Outro ponto importante: a velocidade. Não só o usuário móvel procura velocidade, mas o Google considera o tempo de carregamento da plataforma algo de extrema importância. Assim, quanto mais rápido o seu site irá carregar , melhor você será posicionado nos motores de busca. Não se esqueça, não faça um trabalho focado apenas em palavras-chaves, elabore um conteúdo de qualidade e relevante para a sua plataforma.

Desenvolver uma estratégia de SMS-Marketing
O SMS marketing está experimentando um boom atualmente e tendo bastante retorno por parte dos consumidores. No entanto, esta estratégia é uma faca de dois gumes, pois ele pode facilmente causar o efeito contrário ao desejado. Esta mensagem recebida diretamente em seu smartphone é muitas vezes percebida como intrusiva, por isso precisa oferecer uma informação interessante ao consumidor.

Primeiro, é necessário garantir que o cliente esteja inscrito ao serviço de recepção de SMS. Ele não deve olhar como um spammer. Este canal deve ser aberto pelo consumidor e deve oferecer a possibilidade de cancelar o serviço facilmente. Além disso, esta ferramenta precisa oferecer uma lealdade e exclusividade com seus clientes, como ofertas promocionais que apenas os clientes irão receber ou ter acesso. Pense também em oferecer uma possibilidade rápida de resposta SMS para o cliente.

Vale lembrar que para uma boa estratégia mobile de sua loja virtual, a sua plataforma deve estar bem organizada em termos de usabilidade e logística. Apesar do e-commerce  ser visto como uma opção de empreendedorismo fácil, recorra sempre a profissionais qualificados para desenvolver o seu negócio.

 Fonte: LaMethode – Aplicativos para empresas

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.