Eficiência energética é desafio em novas residências | Boqnews

Nacional

29 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Eficiência energética é desafio em novas residências

A cobertura verde é um dos recursos utilizados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um bom projeto arquitetônico inclui muito mais do que construir a residência dos sonhos com o design que você sempre imaginou. Neste projeto devem estar incluídas também as soluções que farão sua vida mais fácil, evitando diversos problemas que vão desde a manutenção de qualidade de vida e o conforto até mesmo a economia de recursos. Veja alguns projetos arquitetônicos modernos aqui.

Entre as principais tendências – e necessidades – atendidas por esses projetos estão aquelas ligadas também ao meio ambiente. O Brasil, sendo um país tropical, deve ter casas que garantam o conforto térmico de seus moradores, ou seja, as temperaturas do lado externo não podem interferir no lado interno da residência, que deve estar confortável para todas as pessoas que ali vivem.

A eficiência enérgica também não pode ficar de fora. No caso de conseguir um maior conforto térmico, seria comum usar aparelhos de ar-condicionado ou outros eletroeletrônicos que controlam o ambiente, mas com um projeto bem feito o consumo de energia pode cair, uma vez que os recursos disponíveis são variados.

Soluções para evitar altas temperaturas em casa

O verão traz o conforto térmico em pauta novamente, mas construir sua casa de maneira a evitar as altas temperaturas também pode ser um meio de criar um ambiente mais acolhedor até mesmo no inverno. Portanto, essas mudanças podem garantir muito mais economia de energia elétrica e aumentar a sua qualidade de vida.

As coberturas verdes, como são chamados os casos em que aplica-se uma camada de vegetação sob as lajes dos telhados, é um recurso que garante, além do conforto térmico, um impacto visual e aproveitamento do espaço mais aprimorados. Ele pode reduzir a temperatura em até dois ou três graus, além de fazer também uma área de lazer.

Para isso, você pode criar este “jardim” da maneira que você desejar, com as espécies de plantas que mais te agradarem e que forem aconselháveis. Árvores grandes, por exemplo, não podem ser utilizadas porque com o tempo irão sobrecarregar o teto.

Mas além de construir um jardim no telhado, você também pode optar por telhas térmicas, ou telhas sanduíche, que conseguem bloquear até 95% do calor ou do frio que incide sobre o material. Antes, elas eram usadas nas construções industriais, mas hoje em dia já podem ser encontradas em modelos e tamanhos especiais para a construção civil. Além disso, elas têm um grande índice de customização, permitindo que você combine o estilo do telhado com o restante do projeto.

Usar muitos vidros também é uma boa alternativa. Durante o verão, você pode utilizar as janelas tanto como meio de ventilação quanto para usar a luz do dia. Já durante o inverno, aproveite a luz que incide sobre a casa durante a manhã e tarde, e durante a noite feche as cortinas, para manter a casa aquecida.

Para a parte elétrica da casa, vale a pena escolher as lâmpadas de LED. Além de serem mais econômicas em questão de consumo, elas esquentam menos, aumentando o conforto ao mesmo tempo que você não abre mão de uma boa iluminação.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.