Escolha dos representantes ainda deixa eleitores em dúvidas | Boqnews
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil/Agência Brasil eleitores

Política

29 DE JULHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Escolha dos representantes ainda deixa eleitores em dúvidas

Os eleitores devem verificar com clareza quais deverão ser os caminhos para votar com consciência e não se arrepender depois

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a proximidade do período dedicado às campanhas eleitorais, que terão início no próximo dia 16 de agosto, o foco central do eleitorado se volta agora para escolha de seus representantes.

Neste ano, o pleito acontece no dia 7 de outubro, em primeiro turno. Já no dia 28 outubro, caso haja necessidade da realização do segundo turno.

Com isso, voltam as constantes dúvidas recorrentes, nos eleitores, de como definir o perfil dos melhores candidatos a serem escolhidos.

A missão dos eleitores não será uma tarefa fácil. Uma vez que terão de escolher o presidente da República; governadores, dois terços do Senado Federal (2 vagas). Além de deputados federais e estaduais ou distritais.

Em relação ao último pleito, ocorreram mudanças na legislação eleitoral, especialmente com a redução do período de propaganda oficial. Além do financiamento das campanhas, que passaram a receber recursos públicos e garantiram a possibilidade de arrecadação de pessoas físicas, limitadas a 10% da renda anual.

Para o cientista político Iberê Sirna, as mudanças ocorridas não deverão ocasionar profundas alterações nas estratégias políticas montadas pelos partidos e respectivos candidatos, nem como ocasionarão modificações no comportamento do eleitorado.

“Continuamos tratando a eleição como uma obrigação e não como a celebração da maior festa da democracia. As mudanças sempre beneficiaram os que lá estão. A proibição de financiamento aumentará consideravelmente a utilização do famoso caixa 2”, alerta.

Segundo Sirna, o maior problema para os eleitores será conhecer os novos políticos que estarão na disputa tendo em vista o pouco tempo destinado às campanhas.

“Os postulantes aos cargos só terão 35 dias e uma série de restrições para fazer propaganda . Isso facilitará a permanência de muitos que lá estão”, sustenta.

Para o cientista político, o protagonismo de alguns candidatos que lideram pesquisas de intenção de voto no atual momento não pode ser desconsiderado.

Entretanto, ele faz uma ressalva de que o cenário pode ser alterado a qualquer momento. Especialmente a partir do início da propaganda no rádio e na TV no final de agosto.

“Muitos apostam que no horário eleitoral o quadro será alterado e que há probabilidade de haver diversas variáveis no transcurso da eleição”, ressaltou.

Auxílio tecnológico

O aplicativo Detector de Ficha de Político, antigo Detector de Corrupção, facilita a visualização dos votantes aos processos judiciais dos candidatos. Pode ser baixado do Google Play como iTunes.

Para utilizar o aplicativo, basta tirar uma foto do candidato. Assim, aparecerá todas as informações dos últimos oito anos de mandato.

A ferramenta utiliza o banco de dados oficial dos tribunais federais de qualquer instância. Entretanto, os processos mantidos em sigilo não são externados, pois não estão salientados na base de dados dos tribunais.

Calendário eleitoral

Além de sanar as dúvidas de como escolher os representantes, os eleitores deverão verificar as datas do período eleitoral.
Portanto, antes do dia 16 as campanhas eleitorais para os candidatos estão proibidas. Assim, quem fizer antes, estará infringindo a lei e deve denunciar os casos.

Dia 15 de agosto será o último dia para os partidos apresentarem à Justiça Eleitoral o registro oficial dos candidatos aos pleitos.
Além disso, o TSE receberá os requerimentos para presidente e vice de cada chapa.

Enquanto os TREs receberão para governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputados federal e estadual ou distrital.

Até o dia 24 de agosto, o TSE e os TREs terão que verificar, junto aos partidos e emissoras de rádio e TV, os planos de mídia para a realização do horário eleitoral.

Com isso, a partir do dia 31 de agosto começará a propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio. O término acontecerá no dia 4 de outubro.

As prestações de contas, que contam com o registro da movimentação de dinheiro, deverão ser enviadas à Justiça Eleitoral a partir do dia 9 de setembro.

Dia 14 de setembro é o último dia para anular alguma decisão decidida durante convenção partidária (como a confirmação do nome do ex-presidente Lula à presidência).

Portanto, a partir de 22 de setembro, nenhum representante aos cargos poderá ser preso, salvo haja flagrante. Também valerá para o eleitor a partir do dia 2 de outubro. A propaganda eleitoral termina no dia 4 de outubro, mesma data para a realização dos debates.

Arte: Mala

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.