Emissoras apresentam propostas para combater desinformação na internet | Boqnews
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Tecnologia

16 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Emissoras apresentam propostas para combater desinformação na internet

“Carta de Brasília” foi apresentada em seminário na última quarta-feira (15)

Por: Pedro Lacerda
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) anunciou, na última quarta-feira (15), uma série de propostas e ações para regulação das plataformas digitais no Brasil.

O documento, denominado “Carta de Brasília”, foi preparado durante o 1º Seminário sobre os Desafios e Ações na Era Digital. Promovido pela Abert e pela Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), em Brasília.

Dessa forma, as propostas visam combater a proliferação de desinformação na internet e práticas anticompetitivas das redes sociais.

De acordo com o presidente da Abert, Flávio Lara Resende, as empresas de tecnologia e as plataformas digitais precisam ter regras mais simétricas. Ele também assinalou que as grandes companhias digitais devem ter responsabilidades em relação à desinformação que circula em suas respectivas plataformas, bem como sobre os conteúdos publicitários e impulsionamentos.

“É necessária a responsabilização destas empresas e plataformas pela divulgação de conteúdo disponibilizado na rede mundial de computadores. Em especial quando se verificar a veiculação de notícias falsas ou informações direcionadas e impulsionadas eletronicamente, com fins lucrativos”, disse.

Além disso, a presença de mentiras, ofensas e ódio nas plataformas, afirma Resende, são uma consequência da falta de responsabilização e supervisão das atividades das companhias digitais.

Contudo, outro ponto defendido pelos grupos nacionais de TV e rádio, representados pela Abert, são a garantia de “remuneração justa” dos veículos de comunicação pelo conteúdo autoral distribuído indiscriminadamente pelas plataformas.

Nesse sentido, a carta defende a igualdade de tratamento das plataformas digitais com atuação no mercado global em relação às mídias locais.

Além de um tratamento equânime no cumprimento de regras no mercado publicitário. O presidente da Abert lembrou que países como Austrália, França e Canadá estão avançados no debate sobre como criar um ambiente simétrico no setor de mídia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.