Empresário abre três empresas em menos de dois anos | Boqnews
Foto: Divulgação

Operação Janus

20 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Empresário abre três empresas em menos de dois anos

Dados da Junta Comercial de São Paulo revelam que o empresário santista, sobrinho de Lula, abriu três empresas durante o segundo mandato do tio.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Na operação Janus,a Polícia Federal investiga envolvimento de empresários santistas em contratos suspeitos com a Odebrecht.

Na operação Janus,a Polícia Federal investiga envolvimento de empresários santistas em contratos suspeitos com a Odebrecht.

Principal alvo da Operação Janus da Polícia Federal, que atingiu a empresa santista Exergia Brasil, uma das supostas beneficiadas pela Odebrecht com contratos no exterior, segundo a PF, não tem o que reclamar. Sobrinho da primeira esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Taiguara Rodrigues dos Santos viu seu patrimônio crescer consideravelmente no segundo mandato do tio. Taiguara gostava de se apresentar como o ‘sobrinho de Lula’.

Conforme levantamento feito pelo Ministério Público Federal há exatamente um ano, ele é proprietário de três imóveis na Cidade e dono de três empresas (foi ainda sócio em outras três), todas criadas no segundo mandato de Lula. Além da Exergia Brasil, em sociedade com empresa homônima localizada em Lisboa, que teria executado diversas obras em Angola, ele aparece como sócio da Projetai Assessoria Empresarial e Fztai Construções. Elas foram criadas em 2009 (Exergia em fevereiro e Projetai em março daquele ano), enquanto a FZTAI Serviços e Consultoria em julho de 2007. Pelo contrato social, as empresas somadas chegam a R$ 1,6 milhões de capital social.

Outro também que depôs de forma coercitiva na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro (onde estavam em um hotel na sexta) foi o empresário santista José Emmanuel de Deus Camano Ramos, ex-sócio de Taiguara na Projetai.

Chama a atenção também o fato de Taiguara ter recebido uma procuração em maio de 2012 da empresa T7Quattro Consultoria e Serviços, a qual Camano é atual proprietário. Aliás, esta e a Exergia Brasil tem algo em comum: ocupam a mesma sala em um imóvel na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico. Ele também teria procuração e vice-versa de Ramos como pessoa física desde 2012.

Na lista de empresas divulgada pela Polícia Federal, Taiguara também foi sócio da FR Castro Assessoria e Despachos Aduaneiros, entre fevereiro a agosto de 2004, de Santos, e da Prosistemas – Comércio e Telecomunicações Ltda, de Osasco, entre fevereiro de 2007 e setembro de 2008. Seu nome não consta mais no quadro societário de ambas as empresas.

Já na Zambelli & Rodrigues Comércio de Vidros (ex-França e Rodrigues Comércio de Vidros), ele foi sócio de novembro de 2008 a março de 2009. A proprietária atual, segundo a Junta Comercial,  é a sua ex-esposa Clarissa Carlos Rodrigues dos Santos, que entrou na empresa com a saída do ex-marido permanecendo até a atualidade ao lado dos sócios Renato Rodrigues e Fernando Zambeli.

A Polícia Federal também investiga a relação da Exergia  com o governo angolano, cuja liderança está nas mãos José Eduardo dos Santos desde 1979. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.