Entrada para a universidade | Boqnews

Nacional

24 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Entrada para a universidade

Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM será feito em formato diferente dos últimos anos; algumas universidades o substituirão pelo vesRealizado desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entra em sua versão 2009 com mudanças drásticas em relação às demais edições da prova.Dessa vez, o teste, além de conter diferenças de conteúdo em […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM será feito em formato diferente dos últimos anos; algumas universidades o substituirão pelo vesRealizado desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entra em sua versão 2009 com mudanças drásticas em relação às demais edições da prova.

Dessa vez, o teste, além de conter diferenças de conteúdo em relação aos anteriores, será decisivo para a entrada de estudantes em instituições de ensino públicas de todo o Brasil, seguindo a tendência de que o exame substitua de vez os vestibulares.

Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, do Ministério da Educação (MEC), foram 4.576.126 inscrições no Brasil e mais 99 países que tiveram acesso ao sistema de cadastro, durante os 35 dias de inscrições.



Números que evidenciam a grande movimentação por parte de estudantes que desejam ingressar no ensino público e facilitar — até evitar — o seletivo vestibular.

Parcial
Ao todo, 60 universidades, entre federais e estaduais, aderiram ao novo Enem para a contagem de pontos preciosos para as avaliações. Isso, todavia, já era feito, por exemplo, na Fuvest, que classifica estudantes para cursos da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, ou no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Outros exemplos de uso parcial do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio já para a edição atual do vestibular são a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que considerará metade da nota do Enem no resultado final de seus candidatos; a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que contará com 20% da nota da área de conhecimentos gerais do exame, quando o desempenho do aluno for superior a essa meta — o que totaliza 10% da nota final na disputa por cursos sem prova de habilidades.

Nos demais casos, o Enem valerá por 6,66% do desempenho, superando os antigos 4%, que perduraram até ano passado. Confira na tabela ao lado como algumas das principais universidades utilizarão os resultados do exame neste ano.

Integral
No entanto, algumas instituições públicas utilizarão somente o Enem para a qualificação do estudante para os cursos por ela oferecidos. Segundo dados do MEC, 22 das 55 universidades federais optaram por tal medida, seguindo uma linha desejada pelo  Ministério da Educação, objetivando a extinção gradual dos vestibulares e privilegiando o Enem como processo de seleção.

Casos da Universidade Federal do ABC, que utilizará o exame como forma única para seleção de candidatos, e da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), que, em 19 de suas 26 opções, terá a prova como substituição ao vestibular. Dentre esses cursos, estão os presentes nas unidades de Santos — Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Para as outras sete graduações — Ciências Biológicas (Diadema), Engenharia Química (Diadema), Letras (Guarulhos), Ciências Biológicas – Modalidade Médica (São Paulo), Enfermagem (São Paulo), Fonoaudiologia (São Paulo) e Medicina (São Paulo) — o Enem será como uma primeira fase, devendo o interessado se inscrever, entre 1º e 30 de setembro, para poder realizar a outra etapa do teste.

A prova
Antes, o teste consistia da resolução de  63 questões de múltipla escolha em cinco horas, além de uma redação. Agora, a prova passará a ter dois dias, totalizando 10 horas  de duração e 180 questões.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro, sempre às 13 horas. No primeiro (sábado), serão realizados os testes de Ciências da Natureza e Humanas, que se estenderão até às 17h30, cada um com 45 questões de múltipla escolha.

No domingo, serão os testes de Linguagens e Códigos, e de Matemática, também cada qual com 45 indagações, além da redação. O horário limite será até às 18h30.

A recomendação é que o candidato se chegue ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. Os locais para a realização dos exames  serão anunciados nas próximas semanas, de forma que o aluno saiba com antecedência os locais para a realização dos testes.

No que diz respeito ao conteúdo, conforme as informações do Inep, o material a ser abordado no Enem enfocará cinco “eixos”: a dominação das linguagens (portuguesa, matemática, artística, científica, espanhola e inglesa); a compreensão de fenômenos (naturais, histórico-geográficos, tecnológicos e artísticos); o enfrentamento de situações-problema; a construção de argumentos e a elaboração de propostas dentro da realidade, por meio dos conhecimentos escolares.tibular

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.