nacional

Escolas da Baixada recebe projeto multimídia sobre a história do Porto de Santos

Um projeto multimídia que resgata a importância histórica do porto e valoriza o papel da Baixada Santista no desenvolvimento do…

23 de julho de 2010 - 12:53

Da Redação

Compartilhe

Um projeto multimídia que resgata a importância histórica do porto e valoriza o papel da Baixada Santista no desenvolvimento do país, chamado “O Porto de Santos e a História do Brasil”, chega a 300 instituições de ensino de cinco cidades do estuário: Santos, Guarujá, São Vicente, Bertioga e Cubatão no segundo semestre deste ano. O lançamento ocorre hoje (22) às 18h30, no Teatro Guarany, em Santos.


Desenvolvido pela Santos Brasil e Neotropica Editora Multimídia, o projeto foi criado por historiadores, educadores, pesquisadores, entre outros profissionais, para auxiliar professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio em sala de aula.  Conta com três peças: um DVD interativo (documentário), um manual para os professores, e um mapa com referências históricas. Todas reúnem informações de interesse histórico e cultural e utilizam o porto e a região do estuário como fio condutor da história.


Com o trabalho desenvolvido, a Santos Brasil – cuja história começou no Estuário de Santos – espera contribuir com a educação de novas e futuras gerações. “Ao reviver a memória do Porto de Santos, este trabalho reconstrói a importância que a região teve, tem e terá nos caminhos de nossa história”, diz Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil.


Material multimídia


A peça central do projeto é o documentário em DVD que retrata a história do desenvolvimento do País sob o ponto de vista do Porto de Santos e sua região. Produzido pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o filme, que tem 26 minutos de duração, utiliza uma linguagem acessível ao jovem estudante e traz documentos iconográficos, imagens, biografias de personagens históricos e de grupos sociais que fizeram parte da história. Apresenta também os legados históricos que podem ser conhecidos e visitados na atualidade.


Para o melhor aproveitamento do material em sala de aula, um manual com dicas para o professor acompanha o DVD. O Guia de Referências Históricas, Turísticas e Culturais reúne os principais patrimônios construídos ao longo da história da região, com mapas de localização e breve descrição dos atrativos para visitação na Baixada Santista. O envio do material para as escolas será feito em parceria com as secretarias de Educação das cinco cidades do Estuário de Santos. O projeto prevê ainda treinamento para multiplicadores das escolas da região.


Além da distribuição nas escolas públicas, o DVD também estará disponível para aquisição pela população em geral em livrarias e lojas especializadas, localizadas na Baixada Santista e região metropolitana de São Paulo, e por meio do site do projeto (www.navegandopelahistoria.com.br). O conteúdo do Guia de Referências Históricas estará disponível para as secretarias de turismo das cidades envolvidas.

LEIA TAMBÉM: