Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos | Boqnews

Cultura

18 DE JULHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos

Escritor de clássicos da literatura morreu em sua residência no Leblon, vítima de uma embolia pulmonar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Autor de clássicos da literatura nacional como Viva o Povo Brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro morreu aos 73 anos no início da manhã desta sexta (18), vítima de uma embolia pulmonar, em sua residência no Leblon, zona sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria da ABL.

Nascido na ilha de Itaparica (BA) em 23 de janeiro de 1941, Ubaldo formou-se em direito na Universidade da Bahia, mas jamais exerceu a profissão. Escreveu seu primeiro livro, Setembro Não Tem Sentido, aos 21 anos. O segundo foi Sargento Getúlio (1971), uma de suas obras mais célebres, que lhe deu seu primeiro prêmio Jabuti, em 1972 -o segundo viria por Viva o Povo Brasileiro.

Ubaldo também trabalhou como jornalista no Jornal da Bahia e foi colunista de diversos jornais no Brasil e no exterior. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 7 de outubro de 1993, tornando-se o sétimo ocupante da cadeira nº 34, na sucessão de Carlos Castello Branco. Em 2008, venceu o Prêmio Camões, principal premiação da língua portuguesa.

O corpo será velado na sede da ABL, no centro do Rio, a partir das 10h. Pela tradição, membros da Academia Brasileira de Letras são velados na sede da ABL e enterrados no mausoléu da entidade, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da cidade.

A data do enterro ainda não foi definida, pois uma das filhas do escritor está vindo da Alemanha para o Rio. Ele era casado com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro, com quem teve dois filhos, Bento e Francisca. Tinha outras duas filhas, Emília e Manuela, de um casamento anterior.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.