Com o objetivo de debater os principais desafios do país para os próximos quatro anos e manter o diálogo essencial entre a sociedade civil e o setor público, a Esfera Brasil reúne representantes dos Três Poderes, lideranças políticas e o empresariado no Fórum Esfera Brasil.
Dessa forma, o seminário acontece nesta sexta-feira (25) e no sábado (26), no Casa Grande Hotel, em Guarujá, no litoral paulista.
Assim, um amplo esquema de segurança foi montado no entorno do hotel, localizado em frente à praia da Enseada.
Por sua vez, o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) já confirmou presença, segundo sua assessoria.
Dessa forma, outros nomes são aguardados nao evento, como os ministros do STF, Luiz Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski.
Além do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. (confira a programação completa no final).
Ao todo, o Fórum Esfera Brasil terá nove painéis.
Assim, entre os temas em debate – inclusive por integrantes da equipe de transição de governo – está o modelo de desenvolvimento econômico a ser adotado pela futura gestão.
Portanto, isso inclui o apoio às reformas constitucionais e estruturantes que já tramitam no Congresso Nacional.
Menor desigualdade e maior sustentabilidade
Assim, também serão debatidas políticas prioritárias para um Brasil menos desigual e mais sustentável, além da estabilidade da democracia e de segurança jurídica.
Por sua vez, os painéis vão tratar ainda do novo marco do saneamento e da tecnologia como engrenagem de crescimento do país.
“Nosso objetivo com o Fórum é abrir novos canais de diálogo entre o setor público e o privado para que possamos pensar juntos em soluções para os problemas do Brasil”, diz a CEO da Esfera, Camila Camargo.
Portanto, apostar no crescimento do País é fundamental.
“Acreditamos que é extremamente importante essa união de forças para ajudar com propostas os nossos futuros governantes no desenvolvimento do país”, afirma.
Assim, para o presidente do Conselho da Esfera Brasil, o empresário João Camargo, “mais que diagnósticos, é preciso buscar soluções para desatar os nós que ainda dificultam o desenvolvimento econômico do Brasil”.
Dessa forma, segundo ele, os desafios só poderão ser vencidos com o diálogo entre as autoridades públicas e os agentes econômicos que produzem riqueza e geram empregos.
Transmissão ao vivo
Além disso, todos os painéis do Fórum serão transmitidos, ao vivo, pelo canal da Esfera Brasil no YouTube.
Dessa maneira, a Esfera Brasil é um think thank independente e apartidário.
Assim, é formado por empresários e comprometido com a promoção do diálogo e do pensamento, essenciais entre a sociedade civil e o setor público brasileiros.
Por sua vez, em 18 meses de existência, a Esfera tem promovido debates para identificar as amarras que ainda impedem o país de ganhar protagonismo.
Dessa forma, o grupo defende a construção de mais pontes entre o empresariado, o poder público e a sociedade civil.
Assim, antes que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a nova Legislatura tenham início, optou-se pelo evento.
Por sua vez, a Esfera já realizou debates entre o poder público e o setor privado com mais de 50 palestrantes.
Assim, entre eles, o presidente Jair Bolsonaro.
Ainda: o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do o ex-presidente Michel Temer.
Além disso, ministros de governo e do Supremo Tribunal Federal, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
Dessa forma, governadores, prefeitos e as principais lideranças políticas do país.
Programação – sexta (25)
14h30
Painel 01
Tema: Os desafios da construção política do país nos próximos 4 anos
Dessa forma, com os participantes: presidentes e vice-presidente de partidos políticos
Gilberto Kassab (PSD) + Bruno Araújo (PSDB)+ Renata Abreu (PODEMOS) + Marcio Macêdo (vice-presidente do PT), Paulo Câmara (PSB)
15h45
Painel 02
Tema: As políticas prioritárias para um Brasil menos desigual e mais sustentável
Dessa forma, com os participantes
Raul Jungmann (ex-ministro da Defesa, presidente do Ibram) , Alexandre Schneider (ex-secretário municipal de Educação de São Paulo,
Pesquisador do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade Columbia em Nova York, pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da FGV/SP) e Patricia Ellen (ex-secretária estadual do Desenvolvimento em SP)
Intervalo
17h
Painel 03
Tema: As Reformas que o Brasil precisa e o Pacto Federativo
Dessa forma, com os participantes:
Governadores Eleitos: Helder Barbalho, Renato Casagrande e Tarcísio de Freitas
18h15-19h
Painel 04
Tema: Tecnologia como Engrenagem de Crescimento do Brasil
Assim, participam:
Luiz Tonisi (CEO da QUALCOMM), Felipe Rigoni (deputado federal do ES- União Brasil), Gabriel Galípolo (economista, ex-presidente do Banco Fator, integrante do grupo de transição de Infraestrutura)
Programação – sábado (26)
9H00-10H15
Painel 05
Tema: O novo Governo para 2023-2026
Dessa forma, com os participantes:
Geraldo Alckmin (PSB), Fátima Bezerra (governadora do PT reeleita no RN), Floriano Pesaro (ex-deputado, coordenador executivo da equipe de transição), Gabriel Galípolo (economista, ex-presidente do Banco Fator, integrante do grupo de transição de Infraestrutura).
Ainda: dr. Roberto Kalil Filho (diretor de cardiologia Sírio e diretor do conselho do Incor, membro do, grupo de transição de Saúde), Emídio de Souza (PT – deputado estadual SP e integrante do grupo de transição de Direitos Humanos)
10h30 – 11h15
Painel 6
Tema: Segurança jurídica e a Constituição
Dessa forma, com os participantes:
Luiz Barroso (ministro do STF), Pierpaolo Bottini (professor de Direito Penal da USP, integra o grupo de transição de Justiça e segurança pública).
Além de Luis Felipe Salomão (ministro do STJ), Cristiano Zanin (advogado, integra o grupo de transição de Justiça e segurança pública), Alexandre Cordeiro (presidente do CADE)
Intervalo 30″
11h45-12h30
Painel 07
Tema: Saneamento: o maior programa de inclusão social do Brasil
Dessa forma, com os participantes:
Luana Pretto (CEO Trata Brasil), Mauricio Russomanno (CEO UNIPAR), Felipe Rigoni (deputado federal do ES- União Brasil), Gabriel Galípolo
12h45-13h45
Painel 08
Tema: Judiciário no Brasil: equilíbrio e segurança
Dessa maneira, com os participantes:
Ricardo Lewandowski (ministro do STF), João Otávio Noronha (ministro do STJ), Paulo Sergio Domingues (desembargador TRF3).
Além de Benedito Gonçalves (ministro do TSE), Benedito Mariano (sociólogo e ex-ouvidor das polícias de São Paulo), Cristiano Zanin
Almoço – intervalo
14h15-15h15
Painel 09
Tema: Os desafios da economia e o desenvolvimento nacional
Assim, participam: Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, Roberto Campos Neto (presidente do Banco Central), Bruno Dantas (do TCU) + grandes empresários