Estatal russa compra blocos para explorar gás na Amazônia | Boqnews
Foto: Divulgação

Negócios

18 DE MAIO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Estatal russa compra blocos para explorar gás na Amazônia

Em comunicado, a Rosneft afirmou que a aquisição faz parte de seu projeto para aproveitar as reservas em que já há gás

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Com o acordo, a Rosneft Brasil passará a ser a detentora de 100% dos contratos de concessão. O negócio está condicionado à aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP), algo que se espera para meados do ano

Com o acordo, a Rosneft Brasil passará a ser a detentora de 100% dos contratos de concessão. O negócio está condicionado à aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP), algo que se espera para meados do ano

A brasileira PetroRio (ex-HRT) anunciou nesta segunda-feira (18) que fechou acordo para a venda de fatia detida em blocos ricos em gás e petróleo na bacia do Solimões para sua sócia russa, a gigante estatal Rosneft, por US$ 55 milhões, marcando o fim de sua campanha exploratória na Amazônia.

Com o acordo, a Rosneft Brasil passará a ser a detentora de 100% dos contratos de concessão. O negócio está condicionado à aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP), algo que se espera para meados do ano.

No ano passado, a Rosneft assinou acordo com a Petrobras para buscar maneiras de vender o gás natural disponível nos blocos, situados em áreas remotas da floresta.
A PetroRio disse ainda que a transação não contemplou a venda das quatro sondas de perfuração heli-transportáveis.

“A venda das operações do Solimões está totalmente adequada à nova estratégia da companhia, iniciada no ano passado. O foco está direcionado ao incremento da produção da PetroRio por meio da aquisição de ativos de produção, reexploração, aumento da eficiência operacional, redução dos custos de produção e das despesas corporativas”, disse em comunicado.

Segundo a PetroRio, a eliminação do risco exploratório é fator fundamental para a consolidação desta estratégia e, neste contexto, “a venda das operações do Solimões se tornou imperativa”.

Em comunicado, a Rosneft afirmou que a aquisição “permitirá à Rosneft Brasil continuar com seu programa de exploração em zonas isoladas e avançar em seu trabalho em comum com a Petrobras para aproveitar as reservas em que já há comprovadamente gás”.

O grupo russo, afetado por sanções ocidentais devido ao conflito na Ucrânia, destacou que o projeto Solimões estabelecia sua presença no Brasil, “um país com grandes oportunidades de crescimento na exploração e produção de sinergias com as atividades de Rosneft na Venezuela”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.