Estreitamento da relação do adulto com a criança é tema de seminário de educação infantil | Boqnews

Nacional

27 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Estreitamento da relação do adulto com a criança é tema de seminário de educação infantil

O seminário “Vila Sésamo: As crianças do Brasil”, realizado nesta quinta-feira (26) na sede da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, apresentou um complexo diagnóstico do universo infantil, dando ênfase às tentativas de aproximar o adulto da criança. Participaram do evento Maria do Pilar Lacerda, secretária de educação básica do MEC; Mário Volpi, coordenador do programa […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O seminário “Vila Sésamo: As crianças do Brasil”, realizado nesta quinta-feira (26) na sede da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, apresentou um complexo diagnóstico do universo infantil, dando ênfase às tentativas de aproximar o adulto da criança.
 
Participaram do evento Maria do Pilar Lacerda, secretária de educação básica do MEC; Mário Volpi, coordenador do programa de cidadania dos adolescentes do UNICEF; Elvira Souza de Lima, pesquisadora da área de educação, mídia e cultura; Anna Helena Altenfelder, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária; Robert Knezevic e Jorge Baxter, diretores do Sesame Workshop; e a direção da FPA, representada por João Sayad e Fernando José de Almeida.
 
Para Mário Volpi, a criança deve deixar de ser caracterizada como uma pessoa em desenvolvimento para ser tratada como um ser humano em processo de aprendizado, com capacidade de tomar decisões e elaborar hipóteses. “Deve-se acabar com os padrões de obediência autoritária e reerguer a dimensão pedagógica. Tanto a negligência como o autoritarismo são dois grandes males”, explica.
 
Volpi repercute também o papel da publicidade puramente comercial. “Queremos sair da mídia que trata a criança como consumidora para aquela que a trata como cidadã”. E alerta: “Não é uma transição que está acontecendo. É um desafio”.
 
A pesquisadora Elvira Souza Lima afirma que o potencial da criança deve ser desenvolvido com o apoio de um adulto. “Nós é que temos que gerir essas ferramentas. Aliás, podemos reverter a influência que a mídia exerce sobre a criança”.
 
Pegando carona no assunto publicidade, Elvira, também especialista em neurociência, afirma que pesquisas mostram que a imaginação infantil está cada vez menos alimentada. “O que a criança pensa e imagina até os seis anos de idade fica para sempre [na memória]”.
 
Uma nova educação
A secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, revelou o desafio da sua pasta, que é aumentar a credibilidade do ensino público no país. “A escola pública está sendo construída por milhares de atores, inclusive a sociedade. São 40 milhões brasileiros que precisam dela”.
 
O professor Fernando José de Almeida, diretor de Projetos Educacionais da FPA, ressaltou a importância dos 20 anos da escola republicana no Brasil. “Passa a ser acima da democracia”, disse. E a mudança ocorrida nas crianças merece um novo olhar. Segundo ele, é recente o reconhecimento da política brasileira com o cuidado com a educação.
 
Parceria
Representantes da Sesame Workshop, Robert Knezevic, diretor regional de Parcerias Internacionais, e Jorge Baxter, diretor internacional de Educação, Pesquisa e Outrech, situaram que a Organização, voltada para educação, tem na tevê um de seus mais importantes métodos para educar. Robert explicou que eles fazem esses workshops há 29 anos, em diversos países. “Nossa missão é desenvolver parcerias estratégicas com governo, sociedade, mídia, educadores e setor privado. Nós dividimos a responsabilidade para educar as gerações futuras”, disse.
 
A Sesame Workshop trabalha sobre o tripé educação, entretenimento e pesquisa, e atua em diversas comunidades, o que justifica a criação de diferentes personagens desenvolvidos no mundo, de acordo com as diferenças culturais. “Nosso modelo integra produção e educação para que tenhamos resposta nos diferentes locais. Nosso foco está no impacto do aprendizado”, afirma Robert.
 
Jorge explica que um dos propósitos do Sesame Workshop é criar uma sinergia entre as diferentes plataformas para promover o trabalho e chegar até as crianças.
 
A associação da TV Cultura com a Vila Sésamo, que já conta 40 anos, foi lembrada pelo diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad. “Este evento marca o reinício dessa parceria e dá valor à importância da programação infantil”, afirmou.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.