Faça um balanço do ano e prepare sua mente para 2016 | Boqnews
Foto: Divulgação

Novo ano

16 DE DEZEMBRO DE 2015

Faça um balanço do ano e prepare sua mente para 2016

É necessário refletir sobre o ano que está terminando para analisar os principais objetivos de 2016

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Final de ano é tempo de balanço e de reflexões. Nesse período, normalmente é natural, quase instintivo, olhar para trás, rever os momentos vividos, encerrar atividades e fazer um balanço geral do que aconteceu. É necessário fazer uma verdadeira autoavaliação para definir novos objetivos, planos e projetos.

1-ano-novo

Segundo o palestrante e autor do livro como Transforme seus Sonhos em Vida, Eduardo Shinyashiki, para fazer uma análise eficiente é importante considerar três aspectos:

Consciência: é o ponto de partida essencial de todos os processos de evolução. Isso quer dizer estar consciente de onde me encontro no momento e para aonde eu quero ir. Antes de planejar as metas profissionais é importante fazer uma autoavaliação, identificar as próprias competências, qualidades, experiências e potencialidades e também os pontos fracos a serem melhorados. É importante refletir ainda sobre as motivações e os valores mais importantes para sua vida.

Aprendizado: Você aprendeu novas competências esse ano ou continuou fazendo as mesmas coisas dos anos anteriores?

Tipo de crescimento (esse ponto é mais indicado para a análise da vida profissional): pense sobre a sua carreira não só como um processo de crescimento vertical e horizontal (cargos e salários), mas também como um processo de expansão de suas habilidades e competências, o que muitas vezes pode ser alcançado assumindo posições em áreas diferentes, fazendo com que enriqueça a sua experiência profissional.

Após refletir sobre esses pontos, Shinyashiki ressalta que é a hora de fazer o planejamento que irá guiar as nossas ações e decisões durante o ano, para isso, é necessário ponderar as seguintes questões:

1 – Analisar a situação de partida e possível evolução: Onde nos encontramos atualmente?
2 – Definição dos objetivos: Aonde queremos chegar?
3 – Formulação das estratégias e plano de ação, execução e verificação do plano: Como chegaremos? O que precisamos fazer?
4 – Treinar a autodisciplina: uma vez identificados os objetivos e as soluções, é importante segui-los. A autodisciplina é essencial para bloquear os eventuais hábitos limitantes.
5 – Treinar a flexibilidade: exercício essencial para ter uma mentalidade vencedora e compreender as mudanças que ocorrem no contexto.

Fazer um balanço sobre os acontecimentos dos últimos 12 meses influencia nas próximas escolhas e nos ajuda a preparar a mente para o próximo ano. “Nada é mais desafiador do que viver de acordo com nossos sonhos, assim como nada é tão emocionante do que criar objetivos no pensamento, antecipando-se ao futuro. Invista alguns minutos nessa reflexão e transforme seus sonhos em vida em 2016”, aconselha.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.