Fachin anula condenações de Lula na Lava-Jato | Boqnews
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Divulgação

Política

08 DE MARÇO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Fachin anula condenações de Lula na Lava-Jato

Ex-presidente está elegível para as eleições de 2022

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na investigação da Operação Lava-Jato.

A decisão aconteceu na tarde desta segunda-feira (8).

Na avaliação de Fachin, as ações não poderiam ter corrido em Curitiba, porque os fatos apontados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobras.

O ministro lembrou que diversos processos deixaram a Vara do Paraná ou mesmo seu gabinete pelo mesmo motivo, desde o início da Operação Lava Jato. O primeiro deles foi o caso Consist (Inq 4130).

“Com as recentes decisões proferidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não há como sustentar que apenas o caso do ora paciente deva ter a jurisdição prestada pela 13ª Vara Federal de Curitiba. No contexto da macrocorrupção política, tão importante quanto ser imparcial é ser apartidário”, afirmou.

Em um dos pontos, Fachin lembra que as acusações contra Lula envolviam muito mais empresas do que a Petrobras. “A conduta atribuída ao ora paciente, qual seja, viabilizar nomeação e manutenção de agentes que aderiram aos propósitos ilícitos do grupo criminoso em cargos estratégicos na estrutura do Governo Federal, não era restrita à Petrobras S/A, mas a e

Assim, com a decisão do ministro, Lula está elegível para as eleições de 2022.

Dessa forma, as especulações sobre uma possível candidatura do petista para a presidência já ganham destaque nas redes sociais.

É importante frisar que nas eleições de 2018, Lula estava preso em Curitiba.

Lula foi presidente do Brasil entre os anos de 2003 e 2010/ Foto: Divulgação

 

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.