Colômbia confirma 22,6 mil casos de Zika e três mortes | Boqnews
dengue
Foto: Divulgação
6 de fevereiro de 2016

Colômbia confirma 22,6 mil casos de Zika e três mortes

Mais de 22,6 mil casos de infecção com o vírus Zika foram confirmados na Colômbia, o segundo país mais afetado. De acordo com balanço oficial divulgado neste sábado (6), também houve aumento dos casos da síndrome neurológica de Guillain-Barré.

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia

Juan Manuel Santos, presidente da ColômbiaEPA/Olivier Douliery/Agência Lusa

“Os casos de Guillain-Barré aumentaram cerca de 66%”, afirmou neste sábado o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, a propósito da síndrome associada ao vírus Zika, depois do anúncio da morte de três pessoas.

No total, foram notificados 25.645 casos de infecção com o vírus Zika: 22.612 casos confirmados e 3.033 suspeitos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde.

No fim de uma reunião na manhã deste sábado com as autoridades de saúde da Colômbia, Juan Manuel Santos destacou que nenhum caso de microcefalia fetal tinha sido registrado entre as mulheres grávidas contaminadas pelo vírus.

“Não há um único caso de bebê com microcefalia de mulheres contaminadas com o Zika”, afirmou o presidente colombiano. Ele fez um apmelo para um reforço de prevenção contra o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypiti e para o qual ainda não há vacina.

O Zika provoca sintomas gripais, como febre, dores de cabeça e no corpo. Mas é também suspeito de causar, em mulheres grávidas, defeitos congênitos graves no feto, como a microcefalia (redução da circunferência da cabeça, prejudicial ao desenvolvimento intelectual).

Este vírus está também associado à síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica que pode causar paralisia irreversível.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.