Governo vai construir primeiro hospital inteligente do SUS | Boqnews
Primeiro hospital inteligente do SUS Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil Primeiro hospital inteligente do SUS Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Saúde

08 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Governo vai construir primeiro hospital inteligente do SUS

Será a primeira unidade da rede de assistência de saúde digital do SUS

Por: Ana Cristina Campos
Agência Brasil

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O governo federal vai construir o primeiro hospital público inteligente do Brasil na cidade de São Paulo. Os recursos virão do empréstimo de R$ 1,7 bilhão do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics. O anúncio foi feito na quarta-feira (7) em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e da presidenta do NDB, Dilma Rousseff.

Segundo o Ministério da Saúde, o hospital será referência nacional e modelo de assistência em saúde totalmente digital para os países do bloco. Portanto, a unidade atenderá os pacientes da rede pública com medicina de alta precisão, apoiada por inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. Integrará, também, a rede de hospitais e serviços inteligentes com 14 unidades de terapia intensiva (UTIs) automatizadas, que funcionarão de forma interligada em diversos estados.

Dessa maneira, a modernização de hospitais de excelência do Sistema Único de Saúde (SUS) também faz parte do projeto.

Hospital vinculado à USP

O novo hospital vinculado à Universidade de São Paulo (USP) terá um setor de emergência com 250 leitos e capacidade para atender 200 mil pacientes por ano. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contará com 350 leitos conectada com as UTIs inteligentes. Haverá 25 salas para cirurgia. Assim, a previsão para que a unidade fique pronta é de três a quatro anos.

Os serviços inteligentes de saúde usam infraestrutura com tecnologias digitais para otimizar processos e melhorar os resultados para os pacientes. Segundo o ministério, o primeiro hospital inteligente poderá reduzir em mais de cinco vezes o tempo de espera por atendimento especializado em situações de urgência e emergência.

Dessa maneira, o Governo Federal também anunciou a modernização de hospitais do SUS da Unifesp, do novo Hospital Oncológico da Baixada Fluminense e da unidade do Grupo Hospital Conceição (RS). A iniciativa abrange ainda o Instituto do Cérebro e hospitais federais do Rio de Janeiro, incluindo os da UFRJ e da Unirio. Para a reestruturação das unidades fluminenses, o Ministério investirá R$ 1,2 bilhão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.