O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.
A ação ocorreu no final de maio.
Assim, a operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis, como na Argentina e Espanha, onde o grupo surgiu.
Dessa forma, com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management.
O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros. (R$ 227,76 milhões)
Portanto, a efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.
Assim, em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março.
Portanto, após os persistentes resultados negativos no País, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação.
Aliás, em março, oito lojas encerraram as atividades na Baixada Santista.

Na Baixada, oito lojas encerraram as atividades. Não há previsão de mais fechamentos, segundo nota enviada pela empresa. Foto: Nando Santos-Arquivo
Confira as unidades fechadas
Santos
Rua Carvalho de Mendonça, 261 – Vila Belmiro
Av. Conselheiro Nébias, 441 – Macuco
Av. Conselheiro Nébias, 627 – Boqueirão
Av. Conselheiro Nébias, 788 – Boqueirão
Av. Pinheiro Machado, 677 – Campo Grande
Guarujá
Av. Áureo Guenaga de Castro, 118 – Enseada
Praia Grande
Av. Pres. Kennedy, 4160 – Aviação
Peruíbe
Av. Padre Anchieta, 1703 – Balneário Stella Maris
Portanto, em nota, o grupo informa que não há previsão de fechamentos de outras unidades na região.
No entanto, nada se sabe sobre a posição da nova proprietária da marca, a MAM Asset Management, especialista em fundos estruturados.

Oxxo amplia sua atuação na região. Foto: Nando Santos/Arquivo
Partidas e chegadas
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado.
A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.
Por sua vez, na contramão da saída do grupo espanhol, a rede mexicana Oxxo ganha cada vez mais espaço.
Na Baixada Santista, já existem lojas em Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande, com planos de expansão nestas próprias cidades e municípios vizinhos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.