Horário de Verão começa no próximo domingo (16) | Boqnews

Nacional

06 DE OUTUBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Horário de Verão começa no próximo domingo (16)

A 41ª edição do Horário de Verão no Brasil começa a partir da zero hora do próximo domingo (16). Por isso, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e o Estado da Bahia. O Horário de Verão terá duração de 133 dias, com o término à meia-noite […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A 41ª edição do Horário de Verão no Brasil começa a partir da zero hora do próximo domingo (16). Por isso, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e o Estado da Bahia. O Horário de Verão terá duração de 133 dias, com o término à meia-noite do dia 26 de fevereiro de 2012.


O principal objetivo do Horário de Verão é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18 horas, início da noite. Logo, uma das primeiras ações é acender a luz.
Na mesma hora, entra em operação a Iluminação Pública, placas de luminosos comerciais etc. No período do Horário de Verão, as cargas das residências e de Iluminação Pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair. Dessa forma, é possível economizar energia e proporcionar o funcionamento adequado do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade.


A CPFL Piratininga estima uma redução da ordem de 0,5% no consumo de energia elétrica nas 27 cidades de abrangência. Essa economia de consumo alcançará 26.800 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Sorocaba durante 5 dias ou Vinhedo por 26 dias. No período de pico, há expectativa de uma redução de 1,4% na demanda de energia.


Histórico no Brasil
A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o Horário de Verão acontece há 27 anos. Esta é 41ª edição do Horário de Verão, no Brasil. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.


Para não haver mais necessidade de que todo ano sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558, que estabelece os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.
Segundo o artigo primeiro do decreto 6.558 fica instituído que a hora de verão de todos os anos, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.


E no ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 3 21 de fevereiro. Por isso que o horário de verão de 2012 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.


Atualmente há vários países que fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Entre eles, estão os países membros da União Européia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.