Inscrições abertas para o novo ENEM | Boqnews

Nacional

23 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Inscrições abertas para o novo ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas inscrições tiveram início e seguem até 17 de julho, com base no preenchimento de um cadastro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá sua versão 2009 diferente das anteriores.Realizado desde 1998 com o intuito de avaliar a qualidade do ensino […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas inscrições tiveram início e seguem até 17 de julho, com base no preenchimento de um cadastro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá sua versão 2009 diferente das anteriores.

Realizado desde 1998 com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, o teste passou a ser uma ferramenta importante para os vestibulandos, pois muitas instituições de ensino, fossem elas públicas ou não, passaram a considerar parte da pontuação do ENEM na nota final dos concorrentes por uma vaga em seu quadro de alunos. Agora, mais do que um “adendo” para algumas instituições de ensino, o exame será o substituto do tradicional vestibular.


Ao todo, das 55 universidades federais registradas junto ao Ministério da Educação (MEC), 37 utilizarão a nota do novo ENEM nos vestibulares e 17 delas terão no exame o teste único para a classificação dos estudantes, seja para a totalidade ou apenas parte das vagas efetivas.
A medida segue uma linha desejada pelo MEC que pretende, em pouco tempo, extinguir os vestibulares.


Dentre as instituições de ensino que promoverão mudanças está a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que possui dois campi em Santos, situados à Avenida Ana Costa, 95, Vila Mathias; e à Avenida Saldanha da Gama, 89, Ponta da Praia. Confira no quadro ao lado a relação de algumas universidades federais que utilizarão o novo ENEM.


A prova


Diferentemente do que ocorria anteriormente, onde os participantes respondiam a 63 questões de múltipla escolha em cinco horas, além de, dentro desse tempo, terem de escrever uma redação, o teste passará a ter dois dias de duração.


No caso deste ano, será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, sempre às 13 horas. No primeiro, um sábado, serão realizados os testes de Ciências da Natureza e Humanas, que se estenderão até as 17h30, cada um com 45 questões de múltipla escolha.


No domingo, será a vez das provas de Linguagens e Códigos e de Matemática, também cada qual com 45 indagações, além da redação. Neste dia, o horário limite será o das 18h30. A recomendação é a de que se chegue ao local da prova, cuja divulgação ocorrerá em data oportuna, com pelo menos uma hora de antedecência.


Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.