A olimpíada, a maior competição científica do país, volta-se para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Para participar, as escolas devem acessar o site www.obmep.org.br, preencher a ficha de inscrição, informar o código MEC/INEP e criar uma senha de acesso. O regulamento disponível no site traz todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras de participação.
Escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até o dia 17 de março para realizar a inscrição na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A Obmep reúne, todos os anos, mais de 18 milhões de estudantes.
Provas A competição conta com duas fases. A primeira fase é uma prova objetiva com 20 questões, marcada para o dia 3 de junho.
Divulgação dos aprovados
A divulgação dos aprovados para a segunda etapa ocorrerá no dia 1º de agosto, e a dos premiados, em 22 de dezembro.
Premiação A Obmep distribuirá 8.450 medalhas nacionais: 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.
Os alunos premiados nacionalmente serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que visa incentivar o desenvolvimento acadêmico. Os estudantes de escolas públicas receberão uma bolsa de R$ 300.
Serão entregues também 20,5 mil medalhas estaduais aos alunos com os melhores desempenhos em cada estado.
Os professores também serão premiados. No total, 969 professores receberão uma medalha de ouro especial, diploma e livro de apoio. Além disso, os professores premiados concorrerão a oito viagens.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.