Jovens negros têm 2,5 vezes mais risco de serem assassinados | Boqnews
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Violência

07 DE MAIO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Jovens negros têm 2,5 vezes mais risco de serem assassinados

Levantamento aponta maiores riscos dos jovens negros em relação aos brancos de serem mortos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Essa proporção é ainda maior em alguns Estados, como a Paraíba, onde o risco de um jovem negro ser assassinado é até 13,4 vezes maior

Essa proporção é ainda maior em alguns Estados, como a Paraíba, onde o risco de um jovem negro ser assassinado é até 13,4 vezes maior

Jovens negros são mais vulneráveis à violência e correm, em média, até 2,5 vezes mais risco de serem assassinados do que os brancos.

Os dados são de pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com a Unesco e com a Secretaria Nacional da Juventude, do governo federal.
Para calcular os dados, a pesquisa adotou um novo indicador, chamado de IVJ (índice de vulnerabilidade juvenil – violência e desigualdade racial).

O índice, que permite revelar a situação por Estado, incorpora cinco categorias: taxa de mortalidade por homicídios, por acidentes de trânsito, frequência à escola e situação de emprego, pobreza e desigualdade. Os dados se referem a jovens entre 12 e 29 anos.

Ao todo, quatro Estados têm categoria de vulnerabilidade considerada muito alta: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Ceará.

A situação fica mais grave quando observado o risco de homicídios na comparação entre os dois grupos de jovens, outra variável presente no indicador. Em Alagoas, o risco de morte de um jovem negro é 8,75 maior que o de um jovem branco. Em Pernambuco, o risco é de 11,57 vezes e, na Paraíba, de 13,4.

Todos os Estados, no entanto, apresentam risco maior para jovens negros. A única exceção é o Paraná -uma das hipóteses é que parte dos registros na região esteja com dados incompletos.

Os dados são de 2012, os mais recentes disponíveis. Naquele ano, 29.916 jovens foram assassinados -desses, 22.884 eram negros. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os jovens são maioria entre as vítimas de violência no Brasil.

“Isso mostra o quanto a violência é seletiva no Brasil”, diz Samira Bueno, diretora-executiva do órgão. Para ela, vários fatores colaboram para o problema, como a evasão escolar, diferença de renda, falta de acesso a políticas públicas, entre outros.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.